Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Chuva

Defesa Civil segue em alerta no Estado

A chuva já diminuiu de intensidade no Rio Grande do Sul e em alguns municípios a rotina já está voltando ao normal. Mas, a Defesa Civil segue em alerta já que o nível dos rios ainda estão subindo. Na região dos vales do Rio Pardo e Taquari a situação está se normalizando aos poucos. Em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta quinta-feira, 16, o coordenador regional da Defesa Civil, major Ricardo Accioly Gerhard, explicou que dos 59 municípios da região, pelo menos 50% ficaram em alerta nos últimos dias por possibilidades de enxurradas e inundações.

O caso mais crítico ocorre na bacia dos rios Taquari e Antas, que na última noite ainda estavam subindo. Em Santa Cruz o Rio Pardinho chegou a sair do leito, com 7m30, mas voltou rapidamente e não chegou a deixar moradores desalojados. Em Lajeado 20 pessoas precisaram de abrigo. No município um local especial foi feito para abrigar também os animais destas famílias. 

Em Vila Mariante, em Venâncio Aires, cerca de 20 moradores passaram a noite em um ônibus disponibilizado pela Prefeitura. E. segundo o major, já retornaram para as suas casas nesta manhã. Em Rio Pardo não há registro de moradores que precisaram ser retirados das residências. O nível do Rio Jacuí estava em 13m07 na manhã desta quinta-feira na Barragem Anel de Dom Marco, quando o normal é sete metros.

Publicidade

O coordenador regional da Defesa Civil explicou que não há dados precisos dos municípios em que não houve grandes estragos. Já que os esforços foram concentrados nas áreas atingidas pelas inundações.  

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.