Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Secretaria de Meio Ambiente integrada ao Congresso da Federaclubes

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Smmass), é uma das parceiras do 17º Congresso Gaúcho de Clubes. O evento, promovido pela Federação Gaúcha de Clubes Sociais, Esportivos e Culturais (Federaclubes), será realizado em Santa Cruz do Sul entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, no Teatro do Colégio Mauá.

Com o tema central “Como manter a sustentabilidade dos clubes diante dos desafios provocados pela constante evolução da sociedade”, o congresso terá diversos momentos focados na educação ambiental, contando com a parceria da Smmass, da Afubra através do Projeto Verde é Vida e da empresa 4P Engenharia e Processos. A Federaclubes, juntamente com os clubes de Santa Cruz, serão protagonistas de uma ação inovadora a qual pretende compensar ambientalmente a cidade pelos dias de acolhida aos clubes de todo o Estado que virão para o congresso bem como tentar compensar o impacto provocado por este evento.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Raul Fritsch, a preocupação dos clubes é de grande importância. “A sustentabilidade será tema de muito debate nos próximos séculos e essa aproximação entre clubes, comunidade e poder público determinará que futuro teremos perante as dificuldades rotineiras”, afirmou. 

Publicidade

De acordo com a engenheira química Alessandra Pires, diretora da 4P Engenharia e Processos, foi elaborado um projeto ambiental junto à Federaclubes, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e os clubes sociais de Santa Cruz. “Nossa proposta trazer informações sobre a logística de coleta de resíduos na cidade, sobre plantas nativas da região e o cuidado de se utilizar exóticas para plantação. Queremos mostrar que os clubes sociais estão mobilizados em suas atividades à área ambiental descartando a imagem de que os clubes estão “apenas” direcionados ao lazer, esporte e festas sociais. Os clubes estão se adequado a nova Política de Resíduos Sólidos, através de obtenção de suas licenças ambientais e seguindo as novas normas e legislações.”

Inserção

A participação da Smmass se dará de três formas. No dia 1º, às 9 horas, haverá mesa redonda sobre a temática “A Política Nacional dos Resíduos Sólidos e a inserção dos clubes diante da legislação” com a participação do Secretário de Meio Ambiente de Santa Cruz do Sul, Raul Fritsch. Das 11 às 16 horas, será realizada uma ação de Educação Ambiental na Praça Getúlio Vargas, com a Federaclubes, Clubes Sociais da cidade, Smmass, Coomcat e Afubra. A abordagem será sobre o Programa de Coleta Seletiva Solidária e Política Nacional de Resíduos Sólidos. As pessoas que participarem receberão mudas de árvores nativas da região.

Publicidade

No domingo, 2, às 12 horas, ocorrerá o plantio simbólico de uma árvore nativa no passeio público da Rua Ernesto Alves, defronte ao prédio do Sindilojas. A ação simbolizará a acolhida da cidade ao congresso. Também serão doadas mudas de árvores para plantio em outros passeios públicos, auxiliando a prefeitura na arborização urbana.

Confira a programação:

– 31 de julho:

Publicidade

15 horas – Início do credenciamento e recepção aos congressistas;

18 horas – Coquetel de boas-vindas;

19 horas – Abertura solene;

Publicidade

20 horas – palestra motivacional “Excelência humana — A arte de conquistar resultados extraordinários”,com o palestrante Cláudio Luvizzotti, de São Paulo.

– 1º de agosto:

8h30 –  Primeira mesa redonda com o tema “A Política Nacional dos Resíduos Sólidos e a inserção dos clubes diante da legislação”;

Publicidade

13h30 – Segunda mesa redonda “Como otimizar as gestões dos clubes e a valorização do segmento clubístico, já que as gestões são curtas e a continuidade do crescimento da instituição é necessária”;

17 horas – Haverá reunião com os presidentes dos clubes e a Federaclubes. Paralelo também acontece uma programação especial para as primeiras-damas dos clubes,com palestras e desfile de modas; 

20 horas – Jantar de confraternização no Tênis Clube com a apresentação do show do The Travellers.

– 2 de agosto:

8h30 – Primeira convocação para a Assembleia Geral da Federaclubes para a mudança das cláusulas previstas pela Lei Pelé.

11h30 – Encerramento do congresso e um ato público em respeito ao meio ambiente, com a presença de autoridades municipais de Santa Cruz do Sul.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.