Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Evento

Primeira edição do Praça da Cidadania é sucesso de público no Renascença

Em uma tarde quente digna de verão, centenas de pessoas aproveitaram o último domingo de agosto para conferir de perto as atrações da primeira edição da Praça da Cidadania 2015, evento que teve como palco a nova praça do bairro Renascença. Crianças, jovens e adultos disputaram um lugar à sombra, alguns levaram cadeiras e outros se ajeitaram mesmo nos gramados como em um piquenique de final de semana.

Munidos de um bom chimarrão, o casal Valdir da Silva, 56 anos, e Neiva Butzge, 58, moradores do bairro há 19 anos, não perderam a oportunidade de prestigiar a inauguração de um espaço desejado por eles há muitos anos. “É um sonho realizado. Estávamos lutando por melhorias neste local há oito anos. Se tivéssemos desistido não teríamos conseguido”, conta Valdir.

Equipado com quadra de vôlei de areia, campo de futebol, playground e academia ao ar livre, a praça passou a ser o novo ponto de encontro da comunidade. Para dona Neiva, dentre as benfeitorias, o mais importante é a iluminação que pôs fim aos atos de vandalismo no local. “Agora está maravilhoso”, disse ela. Já o marido lembra que antes da revitalização, a área era escura e era impossível conter a ação dos marginais. “Construí duas churrasqueiras de tijolos e quebraram tudo, a gente plantava um muda e no outro dia não tinha mais nada”, recorda.

Publicidade

Além da oportunidade de tomar um bom chimarrão na companhia dos vizinhos e amigos, a Praça da Cidadania teve diversão para todos os gostos. Partidas de vôlei e futebol mantiveram lotados os dois campinhos de areia e no palco meninos e meninas da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Ferrugem deram um show de talentos, com diversos números de canto e dança. Teve até cover do Michel Jackson com o artista Mauricio Estraich.

E como já é de praxe, um dos momentos mais esperados foi a escolha da Boneca do Bairro que teve como vitoriosa a pequena Renatha da Silva, 5 anos. O título de Boneca 1ª Princesa ficou com Vitória Iasmin Kipper, 6 anos; como Boneca 2ª Princesa foi eleita Ana Laura Felipe Schneider, 5 anos; e como Boneca Simpatia o título foi para Maria Eduarda Cabral de Jesus, 5 anos. As faixas foram entregues pelas vencedoras do concurso em 2014 e todas as participantes receberam bonecas entregues pela primeira dama Tereza Cristina e pela vice-prefeita Helena Hermany.

Também o prefeito Telmo Kirst compareceu ao evento e junto com os secretários municipais entregou medalhas aos destaques da oficina de desenhos do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec). Ele se comprometeu com a construção de um muro atrás do campo de areia para a contenção de terra.

Publicidade

Para o secretário municipal de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, Délsio Meyer, a primeira edição do Praça da Cidadania 2015 teve saldo positivo. “Foi um sucesso total, o tempo colaborou, apesar do forte calor, a juventude compareceu em peso, as famílias vieram prestigiar e o público encontrou uma diversidade de serviços e muita diversão”, disse.

Até o final do ano mais quatro edições estão previstas, ainda sem data marcada. “Dependemos das condições do tempo e também de acertar o calendário para não competir com outros eventos”, explicou Délsio. Ele fez questão de ressaltar o empenho de toda a prefeitura na realização do evento. “O Praça da Cidadania é uma realização que tem a participação de praticamente todas as secretarias municipais, é um esforço conjunto, uma ação de governo”.

Durante toda tarde, além de lanches, brinquedos infláveis, oficina de desenhos, artesanato e diversos serviços, mantidos pela prefeitura e parceiros, a Secretaria Municipal de Saúde esteve com uma unidade de vacinação contra a poliomielite. No local diversas pessoas também compareceram para verificar a pressão arterial. E no estande da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, cerca de cem mudas de pitanga, jabuticaba, guabiroba, araçá e cereja foram distribuídas entre a população, em troca de eletroeletrônicos.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.