Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Alcoolismo

AA atua há 37 anos em Santa Cruz do Sul

O primeiro grupo de Alcoólicos Anônimos (AA) em Santa Cruz do Sul foi criado oficialmente há 37 anos. Nesta terça-feira, data que marca o aniversário de atuação da entidade no município, integrantes da diretoria ressaltam o trabalho do programa. Atualmente são cinco grupos na cidade, totalizando 16 em todo o Vale Jacuí (regional do AA). Conforme o coordenador do Comitê Trabalhando com os Outros (CTO), Edgar*, as reuniões em Santa Cruz ocorrem semanalmente, em diferentes bairros, dias e horários (veja no quadro abaixo), e visam fornecer apoio na recuperação de homens e mulheres que têm problemas com o alcoolismo.

O primeiro grupo de apoio, articulado em 1978, funcionava na Rua Ramiro Barcelos, no Centro. Posteriormente, mudou-se para a sala de catequese da Catedral São João Batista, onde permaneceu por 33 anos. “Naquela época muitas pessoas procuravam ajuda em Porto Alegre, por isso surgiu a necessidade de criar um suporte local.” Edgar frisa que ao longo dos anos muitas vidas foram modificadas, com reflexos nas famílias e em toda a sociedade. “Preservamos o anonimato dos participantes, que compartilham suas experiências e esperanças a fim de resolverem seus problemas.”

Membro do conselho fiscal do escritório central de AA em Santa Cruz, Cláudio* ressalta que o único requisito para ser integrante é o desejo de parar de beber. “Nosso propósito primordial é o de nos mantermos sóbrios e ajudarmos outros alcoólicos a alcançarem a sobriedade”, explica. Sóbrio há 28 anos, assim como seu irmão Edgar, reforça que primeiro a pessoa deve se aceitar na condição de alcoólatra e querer se restabelecer. “Dependendo do estágio, possivelmente não se recupere sozinha e precise de ajuda. Em todo o processo, a participação da família é fundamental.” 

Publicidade

Segundo Cláudio, os encontros de AA lhe possibilitaram descobrir que o alcoolismo é uma doença que leva o alcoólatra a ter uma vida curta e solitária, já que muitos perdem seus empregos e o contato com quem amam. “Eu estava sendo egoísta, vivendo apenas para a bebida, mas é evidente que havia em mim um forte desejo de me dedicar à felicidade e bem-estar da minha família e das pessoas que faziam parte da minha vida”, conta. Hoje faz questão de compartilhar sua própria experiência. “O alcoolismo é uma doença lenta, progressiva e fatal.”

*Nome completo preservado pelo anonimato.

Saiba mais

Publicidade

Alcoólicos Anônimos é uma irmandade mundial de homens e mulheres que, mutuamente, ajudam-se a manter a sobriedade e se oferecem a compartilhar livremente sua experiência na recuperação com outros que possam ter problemas com a bebida. Atualmente, está presente em cerca de 180 países. No Brasil, estima-se que existam em torno de 6 mil grupos de AA. 

O programa de auxílio consiste basicamente na sugestão dos “Doze Passos”, criados para a recuperação individual do alcoolismo. Em Santa Cruz do Sul, o escritório central funciona na Rua Borges de Medeiros, 399, sala 101, das 13h30 às 17 horas. Mais informações pelo telefone (51) 3713 2500.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.