Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Municípios discutem nova tabela hospitalar

A criação de uma tabela regional para os procedimentos hospitalares de média complexidade vai ser a principal pauta da próxima assembleia do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). Pré-aprovada na reunião de ontem da Comissão Intergestores Regional (CIR), a proposta passará agora pela apreciação dos prefeitos. O encontro está marcado para a próxima segunda-feira, no Parque da Oktoberfest. 

Caso passe pelo aval dos chefes do Executivo da região, o Cisvale irá encaminhar um edital de chamamento público para que hospitais possam se habilitar a prestar os serviços. O tema, proposto pela Secretaria da Saúde de Santa Cruz do Sul, passou a ser debatido nas reuniões do CIR em novembro. 

O secretário da Saúde de Santa Cruz, Henrique Hermany, considera que se a tabela for efetivamente ratificada pelos prefeitos da região, irá proporcionar uma situação mais justa no que diz respeito ao pagamento pelos procedimentos de média complexidade. Segundo ele, atualmente os hospitais Ana Nery e Santa Cruz acabam suprindo a demanda de moradores da região, mesmo em áreas nas quais não são referência, como urologia, proctologia, otorrino e cirurgia geral. 

Publicidade

Nesses casos, conforme ele, as instituições de saúde prestam o serviço para que a população regional não fique desassistida, embora não haja a obrigação de fazê-lo. Porém, ele sustenta que cada atendimento a mais representa prejuízo para os hospitais. “Não entendemos como correto estarmos bancando para outros municípios. Então lançamos a proposta de criar um incentivo regional, uma tabela de complementação, para que cada prefeitura arque com sua cota, relativa aos pacientes que encaminha.” 

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO SITE DA GAZETA DO SUL

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.