Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Venâncio Aires

Fenachim destaca estrutura e gastronomia

Falta menos de uma semana. Na próxima quinta-feira, dia 5, o Parque do Chimarrão, em Venâncio Aires, abre para a Fenachim 30 Anos. Em jantar para a imprensa na quinta-feira, os organizadores deram uma prévia do que a comunidade poderá conferir nesta, que promete ser a maior Festa Nacional do Chimarrão de todos os tempos. O encontro também serviu para inaugurar uma das principais novidades do evento em 2016. Trata-se do Palco Super Lenz, estrutura com mil metros quadrados e que configura mais um espaço para shows e bailes. Situado no antigo bochódromo, o ambiente ainda poderá ser utilizado pela comunidade durante o ano. 

Conforme o presidente da Fenachim, Luiz Paulo Assmann, em 2016 a comissão organizadora teve como premissa durante o período de planejamento, buscar novas atrações para os visitantes. E a gastronomia gaúcha será uma das protagonistas da vez. “Estamos dando muita ênfase à culinária com o novo Morada Velha, espaço especializado em carnes e outros pratos gaúchos, além da Casa da Galinhada, com o tradicional prato típico da cidade”, revelou. Também estarão espalhadas pela área onde ocorre a festa opções como food trucks. A intenção é que os visitantes, que antes precisavam sair do parque para jantar ou almoçar, encontrem todas as opções no mesmo local. 

O prefeito de Venâncio Aires, Ariton Artus ressaltou que o município está preparado para acolher a população com carinho e atenção. “A expectativa é a mais positiva possível. Tenho certeza que a festa irá cumprir com o seu principal objetivo que é divulgar as potencialidades locais”, acrescentou. 

Publicidade

O lançamento oficial da 30ª Fenachim acontece na próxima sexta-feira, dia 6. Conforme o presidente Assmann, a expectativa para 2016 é que, pelo menos, 150 mil pessoas circulem pelo parque. 

Integram a lista de shows nacionais  Anitta, no dia 6, Bruno e Barreto, dia 7, Grupo do Bola, dia 13, e O Rappa, dia 14. A música regional também ganhará destaque nas duas semanas de festa. Sobem ao palco do Chimarródromo, os gaiteiros Luiz Carlos Borges, dia 5, e Renato Borghetti, dia 13 e também o violonista Marcelo Caminha, no dia 14. Para garantir a gargalhada dos visitantes se apresentam no evento o piadista Mulita, no dia 8, e Guri de Uruguiana, no dia 12. A Fenachim hoje é a quarta maior festa do Estado. Está atrás apenas da Festa da Uva, em Caxias do Sul, da Fenadoce, em Pelotas, e da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul.

Escola do Chimarrão foca na água
 
Presença confirmada durante todos os dias da festa, a Escola do Chimarrão já está com tudo pronto para, mais uma vez, atrair olhares à bebida símbolo da festa. Este ano, além de trazer os 36 diferentes tipos de chimarrão, os membros da entidade vão conceder informações sobre um importante componente da bebida: a água. Conforme o presidente da escola, Pedro Schwengber, a temperatura ideal para que se faça uma boa bebida é 70 graus. “A água depois de fervida não serve mais para o chimarrão. Além de perder as propriedades, ela estraga o gosto”, explica. Outro objetivo da Escola do Chimarrão em 2016 é difundir os benefícios da erva-mate. Schwengber ressalta que a planta apresenta importantes componentes como os flavonoides, que agem como antixodantes e contribuem para a regeneração celular, além de apresentar propriedades anticancerígenas. “Quem tem o hábito diário do chimarrão também dificilmente terá problemas de colesterol”, complementa. Estudos feitos pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba, da Universidade Estadual Paulista, também apontam que o chimarrão ainda contribui para a recomposição óssea.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.