Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Saúde em Sua Casa e Ambulatório do Idoso estão de casa nova

Após as recentes inaugurações do Complexo de Saúde Hospitalzinho e da UBS Cohab Renascença, é a vez do Ambulatório do Idoso, Hipertenso e Diabético e do Programa Saúde em Sua Casa ganharem novas instalações. Até então funcionando junto ao Posto Central, os serviços mudaram de casa e, a partir desta sexta-feira, dia 1º de julho, entram em funcionamento na sede do Sindicato dos Empregados do Comércio de Santa Cruz do Sul.

A inauguração do espaço, alugado pela prefeitura e situado na Rua Capitão Fernando Tatsch, nº 424, ocorreu no final da tarde desta quinta-feira, com a presença do prefeito Telmo Kirst, de autoridades municipais e da equipe de funcionários responsável pelos serviços. No local atuarão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogo, nutricionista, assistentes sociais e fisioterapeuta.

Conforme o secretário de Saúde, Henrique Hermany, há um ganho significativo para a população com as novas instalações, por serem em um local extremamente adequado e com serviços importantes. “São duas estruturas que ganham em qualidade, tanto para a equipe que passa a ter uma melhor estrutura para atender a população, quanto para as pessoas que precisam dos atendimentos.”

Publicidade

O Ambulatório do Idoso, Hipertenso e Diabético atende cerca de 400 a 500 pacientes – dentre adultos, adolescentes e pessoas da terceira idade – devidamente cadastrados no programa. Eles recebem atendimento em grupo e individualizado sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da hipertensão arterial e da diabetes mellitus. 

Já o Programa Saúde em Sua Casa presta atendimento domiciliar a pessoas acamadas, ou seja, pacientes com patologias crônicas, que acarretam dificuldades de locomoção. Hoje são realizados em média, 100 atendimentos mensais. Dentre os procedimentos feitos durante as visitas domiciliares estão curativos, verificação de sinais vitais, passagem de sondas nasogástrica e vesical. Também são feitas renovações de receitas, solicitação de exames e prescrições, entrega de curativos e repasse de orientações.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.