Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Economia

Prefeitura de Venâncio Aires obtém liminar na justiça contra Receita Federal

Uma resolução adotada pela Receita Federal em 2015, que tirava dos municípios valores do imposto de renda retido pelos órgãos públicos, estava causando prejuízo de R$ 120 mil aos cofres de Venâncio Aires esse ano.

O trabalho conjunto da Procuradoria Jurídica do município e Secretaria Municipal da Fazenda conseguiu reverter na Justiça Federal esse entendimento adotado em todo o país. Apesar da ação judicial protocolada por 27 municípios do RS, seguindo orientação da Federação das Associações de Municípios (Famurs), apenas Venâncio Aires e Porto Alegre já receberam a decisão favorável.

A notícia foi muito comemorada pela Administração Municipal. Além de não perder valores importantes em momento de crise, o trabalho da Procuradoria Jurídica do município é mais uma vez reconhecido em âmbito federal. “Assim como já aconteceu na questão da intervenção do Hospital, nosso processo está servindo de exemplo para que outros municípios se mobilizem e acionem a justiça para evitar a perda desses valores”, revela a procuradora-geral, Gisele Spies Chitolina.

Publicidade

Através da Instrução Normativa, de dezembro do ano passado, a Receita Federal obrigou as Prefeituras a destinar para a União, a partir de janeiro de 2016, o IR retido sobre pagamentos decorrentes de bens ou prestação de serviços, que até então ficava com os próprios municípios. Conforme estimativa da Famurs, o prejuízo para os cofres municipais pode chegar a R$ 40 milhões em todo o Estado.

A defesa, no entanto, destaca que a medida é inconstitucional, pois fere a Constituição Federal, em seu artigo 158, que diz que o Imposto de Renda retido na fonte é receita municipal.

A secretária da Fazenda e também advogada, Fabiana Keller, completa afirmando que a decisão judicial é fruto de uma luta árdua dos secretários de todo o Estado, que cada ano vêem as receitas dos municípios diminuídas e as responsabilidades de prestação de serviços aumentadas. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.