Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

IPE

MP chama audiência sobre plantão pediátrico

A polêmica sobre a suspensão do plantão pediátrico do IPE será debatida em audiência no Ministério Público (MP), no próximo dia 16. Menos de uma semana após a professora Janaína Venzon entregar abaixo-assinado pela volta do serviço em Santa Cruz do Sul, a Promotoria de Defesa Comunitária encaminhou despacho que determina a instauração de inquérito civil para apurar a falta de pediatras plantonistas credenciados ao convênio no município. O encontro, que ocorrerá a partir das 9 horas na sede do MP, na Rua Venâncio Aires, 959, foi determinado pelo promotor Érico Fernando Barin na tarde de ontem, 7.

Foram convocados para a reunião o diretor geral do Hospital Santa Cruz, Vilmar Thomé, o administrador do Hospital Ana Nery, Gilberto Antônio Gobbi, a professora e idealizadora do abaixo-assinado, Janaína Venzon, além de algum representante do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul. Conforme o documento, a realização da audiência é a última tentativa de solução imediata e consensual para o problema. A não participação de representantes do IPE pode resultar no ajuizamento imediato de ação civil pública pelo MP.

O impasse se arrasta há quase dois meses. O cancelamento do plantão pediátrico – que funcionava no HSC – ocorreu porque o IPE Saúde e outros convênios, como o FuseX, se utilizavam da estrutura que era disponibilizada pelo hospital à Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo. No dia 19 de setembro, porém, a Unimed se transferiu para o Hospital Ana Nery, o que impossibilitou a permanência do IPE no Santa Cruz. Desde então, o convênio alega que está em tratativas para resolver o problema. Em outubro, também anunciou que existia a possibilidade de uma médica residente passar a atender no Ana Nery. A direção do hospital, porém, confirmou ontem que não houve evolução no caso e agora aguarda pela realização da audiência. 

Publicidade

Entre segurados, dependentes e pensionistas, cerca de 6,5 mil pessoas utilizam o plano de saúde em Santa Cruz do Sul. Até que o serviço seja restabelecido, a orientação é que os usuários busquem atendimento para seus filhos pelo SUS no Centro Materno Infantil (Cemai), UPA Esmeralda ou Hospitalzinho.

Pela retomada

Entregue no Ministério Público na última terça-feira, dia 1°, o abaixo-assinado coletou 2.192 assinaturas. O documento, que circulou por escolas, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil, exige a retomada dos atendimentos em qualquer um dos hospitais do município o mais rápido possível.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.