Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Expansão da coleta seletiva vai depender da população

Em novembro do ano passado, os bairros Ana Nery e Arroio Grande passaram a integrar um projeto-piloto de coleta seletiva de lixo. A fase de testes estava prevista para terminar hoje, mas deve continuar por tempo indeterminado – até que aumente a participação dos moradores. 

Conforme a coordenadora geral da Cooperativa de Catadores e Recicladores (Coomcat) de Santa Cruz do Sul, Vera Lúcia Flores, a divulgação foi feita através de panfletagem e conversas com os moradores, que elogiaram a iniciativa. Porém, o volume de resíduos recicláveis gerados pelos dois bairros é baixo e, apesar de ser considerado normal para a fase inicial, preocupa. É que a expansão da área de abrangência da Coomcat depende justamente da consolidação desse projeto-piloto. 

Conforme o coordenador de roteiros e comunicação da cooperativa, Jonathan William dos Santos, os próximos bairros contemplados seriam Margarida, Belvedere e Bonfim. “Demora para as pessoas se organizarem e lembrarem dos dias da coleta, mas precisamos desse apoio da população para conseguirmos ampliar o trabalho”, explicou. 

Publicidade

Os catadores percorrem as ruas do Arroio Grande e do Ana Nery sempre pelas terças-feiras de manhã. Caso o catador identifique a existência de rejeito orgânico, ele não pode levar o material, pois o pavilhão da triagem não tem licença ambiental para receber esse tipo de resíduo. O projeto-piloto no Ana Nery e Arroio Grande foi viabilizado através de uma parceria entre a Coomcat, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade e o Fórum de Ação pela Coleta Seletiva e Reciclagem em Santa Cruz do Sul.

Volume

Mensalmente, a Coomcat chega a reciclar 71 toneladas de resíduos: 30 toneladas na estação de coleta e o restante na usina de reciclagem. A cooperativa começou a atuar na cidade em 2012 e hoje atende os bairros Higienópolis, Santo Inácio, Universitário, Avenida e Centro.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.