Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Vale do Rio Pardo

Brigada quer que prefeituras invistam mais em segurança

O encontro entre chefes de Executivo e representantes de prefeituras que integram a Associação de Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), na manhã de ontem, teve como tema principal a segurança pública na região. O convidado para abordar o assunto foi o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO), tenente-coronel Valmir José dos Reis. Após apresentar os índices de criminalidade dos municípios, ele sugeriu a adoção de novas tecnologias de combate à delinquência, mediante aporte das prefeituras. 

De acordo com Reis, o estudo CRPO, que culminou nas sugestões, considerou as limitações financeiras dos municípios, embora não se tenha ainda um levantamento do custo total das inovações. A principal delas seria uma sala de monitoramento, onde haveria a reprodução de imagens captadas por câmeras de segurança instaladas em todas as cidades da região.

Para Reis, cada município do Vale do Rio Pardo deveria ter, no mínimo, três câmeras – uma em local de maior circulação de pessoas e dinheiro e as outras nas principais vias de acesso. O comandante sugeriu instalar nas viaturas sistemas de GPS e equipamentos que possibilitem o registro de ocorrências e a impressão delas na hora, além de microcâmeras internas e externas, que poderão auxiliar como provas durante ocorrências policiais. “Sempre se fala em viaturas, em efetivo, mas também precisamos otimizar o que já temos.” 

Publicidade

Segundo o presidente da Amvarp e prefeito de Candelária, Paulo Butzge, os apontamentos da BM foram bem recebidos pelo grupo, que agora deve se reunir para debater mecanismos de formalizar o projeto. “É justamente na tecnologia, na inteligência, que nós precisamos agir para vencer o crime.” Butzge afirmou que acredita na viabilidade das propostas, se trabalhadas em forma de parceria. “Os municípios não possuem recursos livres, mas têm formas de buscar recursos. Temos a possibilidade de tentar aportes através de emendas de bancadas, como já aconteceu com Santa Cruz e Venâncio Aires. Cabe aos gestores de municípios contatarem seus deputados.”

Conforme o secretário de Segurança, Defesa Civil e Esporte de Santa Cruz do Sul, Henrique Hermany, o Município se disponibilizou a sediar o projeto de videomonitoramento apresentado pelo CRPO. As duas possibilidades que devem ser avaliadas tecnicamente seriam a adaptação do atual, sediado na BM, ou de um espaço no Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania.

Reunião em março discutirá sobre resíduos

Publicidade

Durante a reunião de ontem, o presidente do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e prefeito de Venâncio, Giovane Wickert, aproveitou para convocar representantes do Meio Ambiente dos municípios para uma reunião no dia 7 de março, no Espaço Assemp. Haverá a definição do coordenador e do vice da Câmara Setorial do Meio Ambiente e serão discutidas as políticas de resíduos sólidos, que serão levadas para a reunião da Amvarp e do Cisvale em 17 de março.

Outros assuntos

Na reunião, que foi a primeira assembleia ordinária do ano da Amvarp, os representantes também definiram o nome de Carlos Gustavo Schuch, prefeito de Vale Verde, como membro suplente da Câmara Setorial do Tabaco. Os prefeitos discutiram ainda os reajustes do funcionalismo, cujas datas-base costumam ser no primeiro trimestre.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.