Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

ONG Protetores busca lares temporários para animais

A fisioterapeuta Cáthia Schmitz é “mãe”dos cães Scherlock, Puca, Luma e Meg e dos gatos Nego e Missi. Durante dez dias, no entanto, ela também teve como “filha” a pequena Esmeralda, cadelinha para a qual ofereceu um lar temporário. Quando os donos se mudaram, no final do ano passado, Esmeralda entrou para uma estatística que, infelizmente, aumenta a cada dia: a do abandono. Assim que os vizinhos se deram conta da situação, contataram a ONG Protetores dos Animais de Santa Cruz. Ela recebeu tratamento e em seguida foi levada para a clínica de Cáthia, onde permaneceu até a última terça-feira, quando foi adotada oficialmente. Um final feliz que só foi possível pela disponibilidade de um lar provisório.

“Já fazia algum tempo que eu queria me colocar à disposição da ONG, até que me decidi e avisei as gurias pela página no Facebook. Eu poderia ficar com a Esmeralda, mas a intenção é justamente poder continuar ajudando enquanto casa de passagem”, contou. Atualmente, os Protetores têm capacidade para resgatar até 15 animais simultaneamente. No momento, já são 13 nos lares temporários. Para ajudar ainda mais, já que os pedidos de resgate são diários, é preciso que mais pessoas se ofereçam para abrigar provisoriamente os mascotes. 

Todo o suporte é providenciado pelas voluntárias: cama, potes para alimentação, ração, cobertores, coleira e maleta de transporte, além de possíveis gastos com veterinário. Ao tutor temporário cabe apenas a oferta de um espaço cercado, ao abrigo do sol e da chuva, e o compromisso de cuidar do animal.

Publicidade

O resgate de Esmeralda contou com as voluntárias Francine Kaercher e Paula Vieira. “Ela estava no cio, assustada e sendo perseguida por vários cachorros. Com a ajuda dos vizinhos, fizemos o resgate”, relata Francine. Para encontrar um lar para os animais, são realizadas feiras de adoção. A próxima será no dia 5, na Praça Getúlio Vargas. Outro meio utilizado são as redes sociais, onde também são informadas as necessidades mais urgentes, como dinheiro para tratamentos e ração. 


Francine e Cáthia que deu um abrigo provisório para Esmeralda

Após ver a divulgação nas redes sociais da ONG Protetores dos Animais de Santa Cruz, o estudante de administração Rodrigo Marques se candidatou para ser o novo tutor de Esmeralda. Depois de perder um cão da raça Pinscher, que teve por seis anos, ele estava em busca de outro cachorro de porte pequeno. “Moro sozinho e fiquei sem um companheiro, já fazem dois anos. Então achei que seria a hora de adotar. Já tenho uma gata, a Mia, que convive muito bem com cachorros”, contou. A nova mascote foi recebida na última terça-feira, um pouco tímida e assustada. O local, arrumado na garagem, recebeu os objetos que estavam sendo usados na casa temporária para facilitar a adaptação. As integrantes da ONG também agendam a castração gratuita do animal, bancada através das doações. 

Publicidade


Rodrigo: queria nova companhia 

Doações

Quem tiver interesse ajudar pode contatar o grupo para oferecer um lar temporário ou levar donativos até um dos 17 pontos de coleta em Santa Cruz. São eles: Farmácia Via Gotta, Policlínica Clínica Veterinária, Clínica do Dr. Faveco, Miau Pet Shop, Clínica Nasmastê, Clínica Veterinária Boulevard, Fruteira Conzati, Love Brands, Clínica da Dra. Ana Cláudia Detterborn, Bazar Líder, Max Lavanderia, Studio Junio Nunes Produções Fotográficas, Agro Comercial MS Sul Bichos, Mercado da Bruxa, Clínica Wazlawik Veterinária e Departamento de Biologia e Farmácia da Unisc. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.