Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Metade das bicicletas está fora de uso no Lago Dourado

Mais da metade das bicicletas destinadas a uso público no Lago Dourado, em Santa Cruz do Sul, não está em condições de rodar. Segundo Giovani Faccin, secretário do Santa Ciclismo – entidade que mantém o serviço mediante convênio com a Prefeitura –, das 23 bicicletas, 13 estão em manutenção. O uso acima da média e atos de vandalismo estão tirando as bikes de circulação. 

Conforme Faccin, só nesta semana seis bicicletas tiveram que passar por reparos para voltar à ativa. Ele diz que têm acontecido casos de depredação e mau uso. “Além de roubo de peças e quebra de guidons, sofremos o furto de uma das bicicletas. Consertamos constantemente todas elas, mas a manutenção é cara e demorada”, explicou. 

Giovani Faccin pede que os frequentadores do Lago Dourado fiquem de olho e denunciem casos de uso indevido dos equipamentos. “Os usuários precisam nos ajudar a cuidar.” Para o secretário de Segurança, Defesa Civil e Esporte de Santa Cruz do Sul, Henrique Hermany, o problema com as bikes é atípico e decorreu do uso acima da média durante este verão.

Publicidade

Além do previsto

Faccin confirma que as bicicletas vêm sendo usadas além do previsto, o que também causa desgaste. “A ideia do passeio de bicicleta no lago é voltada para incentivar o turismo e o gosto pelo esporte. Mas não é uma academia.” Ele pede que os moradores da cidade levem ao lago suas próprias bikes, para poupar as de uso público. “Não se pode depender a vida inteira de um projeto.”

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.