Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Hidro-vida

Multa vai bancar programa de saneamento em Santa Cruz

Os R$ 289 mil que deverão ser pagos a qualquer momento pela Corsan referentes à multa aplicada no início do mês pela Prefeitura após descumprimento do Plano Emergencial vão bancar um programa de saneamento. Até 200 famílias serão beneficiadas pelo Hidro-Vida, apresentado ontem após a reunião semanal da Comissão Municipal de Saneamento, órgão reativado pelo Palacinho depois da crise no abastecimento de água que se arrasta desde o início do ano.

O Hidro-Vida vai garantir a instalação de caixas d’água, fossas sépticas e um pequeno banheiro em moradias localizadas nas áreas mais atingidas pelo desabastecimento. Entre os pontos estão a Rua Adolfo Pritsch, no Bairro Bom Jesus, partes da Viamão, Portela e Ivoti, no Esmeralda, e as ruas 1, 2, 3 e 6 do Loteamento Berçário Mãe de Deus. Serão beneficiadas famílias com renda de até três salários mínimos, com registro no CadÚnico, que não estejam ocupando área verde ou de risco e que residam naquele endereço há pelo menos seis meses.

O início do programa depende exclusivamente do pagamento da multa por parte da Corsan. A expectativa é que seja em breve. Feito isso, haverá o detalhamento para os possíveis beneficiados, que receberão também uma visita de técnicos ligados ao gabinete da vice-prefeita Helena Hermany (PP). Ela e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade farão a gestão do Hidro-Vida. “Faremos um levantamento social para verificar se as famílias atendem aos requisitos necessários”, adianta a vice-prefeita.

Publicidade

Segundo ela, caso o imóvel visitado já tenha banheiro em boas condições, caixa d’água ou fossa, serão instalados ou reformados apenas os itens ainda inexistentes. Em reuniões anteriores da Comissão de Saneamento se chegou a avaliar a possibilidade de utilizar o dinheiro da multa na compra de caixas d’água para distribuir nas áreas mais atingidas. No entanto, a conclusão foi de que para a medida ter resultado, é preciso investir também na instalação. A necessidade de melhorias no saneamento dessas famílias fez o programa ser ampliado.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Anderson Mainardi, as melhorias nas condições de até 200 famílias vão repercutir positivamente também na área da saúde. “Acima de tudo é um assunto de saúde pública. Os recursos da multa serão aplicados na prevenção de doenças”, destaca. O Hidro-Vida não tem prazo para ser encerrado.

PROMESSÔMETRO DA CORSAN

Publicidade

Diante da necessidade urgente de investimentos para melhorar o sistema de abastecimento em Santa Cruz, a Gazeta do Sul passou a verificar periodicamente o andamento das obras anunciadas pela Corsan:

1) AMPLIAÇÃO DA ETA
A promessa: Implantar três novos módulos junto à estação de tratamento para ampliar em 20% a capacidade de produção de água do município.
Quando foi prometido: 15 de março.
Status: Está andando. Edital já foi lançado e licitação será aberta no dia 17 de abril. Empresa garante que obra estará pronta para o próximo verão.

2) REFORÇO DE EQUIPES
A promessa: Deslocar equipes para atuar temporariamente na cidade, auxiliando em serviços da área comercial e liberando os técnicos locais para se dedicarem à parte operacional, como consertos de vazamentos.
Quando foi prometido: 15 de março.
Status: Cumprido. Cinco equipes extras já estão trabalhando na cidade.

Publicidade

3) CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PRIVADA
A promessa: Licitar uma empresa para fazer um diagnóstico operacional do
sistema e atuar nos pontos críticos, em paralelo ao trabalho da Corsan.
Quando foi prometido: 7 de março.
Status: Não andou. Corsan diz que ainda está trabalhando no projeto.

4) IMPLANTAÇÃO DE RESERVATÓRIOS
A promessa: Implantar dois reservatórios-pulmão, um no Bairro Santo Antônio e outro próximo à estação de tratamento.
Quando foi prometido: 10 de janeiro.
Status: Não andou. Empresa diz que ainda não definiu o cronograma.

5) INSTALAÇÃO DE NOVA ADUTORA
A promessa: Aplicar R$ 1,3 milhão na construção de nova adutora ligando o Lago Dourado à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Bairro Pedreira.
Quando foi prometido: 22 de março.
Status: Não andou. Previsão é que os trabalhos comecem em maio.

Publicidade

6) COLETAR E TRATAR METADE DO ESGOTO DA CIDADE
A promessa: O presidente da Corsan, Flávio Presser, anunciou que até o fim de 2018 metade do esgoto de Santa Cruz será tratado. Hoje o índice é de 20%.
Quando foi prometido: 25 de março.
Status: Está andando. Cronograma prevê mais dois anos de obras.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.