Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Sinimbu

Secretaria de Saúde alerta para os casos de sífilis

A Secretária de Saúde de Sinimbu emitiu um alerta para a população. De acordo com a pasta, diversos casos de Sífilis foram registrados, causando preocupação. A doença é transmitida através do sexo sem preservativo e  a comunidade deve ficar atenta.

Conforme a Secretaria, a comunidade que não usa preservativo em suas relações sexuais deve procurar os postos de saúde para realizar o teste rápido. Com o teste, se confirmada a doença, o paciente será encaminhado para o tratamento necessário.

A enfermeira Kellen Nunes lembra que o teste é realizado toda quarta-feira pela manhã no Posto de Saúde Central. Além disso, ela ressalta que não é necessária a requisição médica para fazer o teste.

Publicidade

A DOENÇA

A Sífilis, ou lues, é uma doença infectocontagiosa, sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum. Ela pode também ser transmitida verticalmente, da mãe para o feto, por transfusão de sangue ou por contato direto com sangue contaminado. Se não for tratada precocemente, pode comprometer vários órgãos como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso.

O período de incubação, em média, é de três semanas, mas pode variar de 10 a 90 dias. A enfermidade se manifesta em três estágios diferentes: Sífilis primária, secundária e terciária. Nos dois primeiros, os sintomas são mais evidentes e o risco de transmissão é maior. Depois, acontece um período praticamente assintomático, em que a bactéria fica latente no organismo, mas a doença retorna com agressividade acompanhada de complicações graves, causando cegueira, paralisia, doença cardíaca, transtornos mentais e até a morte.

Publicidade

Saiba mais

Sintomas

– Sífilis primária – pequenas feridas nos órgãos genitais (cancro duro) que desaparecem espontaneamente e não deixam cicatrizes; gânglios aumentados e ínguas na região das virilhas;

Publicidade

– Sífilis secundária – manchas vermelhas na pele, na mucosa da boca, nas palmas das mãos e plantas dos pés; febre; dor de cabeça; mal-estar; inapetência; linfonodos espalhados pelo corpo, manifestações que também podem regredir sem tratamento, embora a doença continue ativa no organismo;

– sífilis terciária – comprometimento do sistema nervoso central, do sistema cardiovascular com inflamação da aorta, lesões na pele e nos ossos.

A Sífilis congênita pode causar má formação do feto, aborto espontâneo e morte fetal. Na maioria das vezes, porém, os seguintes sintomas aparecem nos primeiros meses de vida: pneumonia, feridas no corpo, alterações nos ossos e no desenvolvimento mental e cegueira.

Publicidade

Diagnóstico

Nas fases iniciais, o diagnóstico pode ser confirmado pelo reconhecimento da bactéria no exame de sangue ou nas amostras de material retiradas das lesões. Na fase avançada, é necessário pedir um exame de líquor para verificar se o sistema nervoso não foi afetado.

Transmissão

Publicidade

A Sífilis é transmitida por meio das relações sexuais desprotegidas, das transfusões de sangue e da mãe para o filho em qualquer fase da gestação ou no momento do parto (Sífilis congênita).

Tratamento

O tratamento é feito com antibióticos, especialmente penicilina. Ele deve ainda ser acompanhado com exames clínicos e laboratoriais para avaliar a evolução da doença e estendido aos parceiros sexuais.

Prevenção

O uso de preservativos durante as relações sexuais é a maneira mais segura de prevenir a doença.

Recomendações

– Use camisinha em todas as relações sexuais. Essa é a maneira mais segura de prevenir a doença;

– Esteja atento: sífilis pode ser transmitida também nas relações anais e orais;

– Mulheres devem fazer exame para verificar se são portadoras da doença antes de engravidar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.