Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Exposição

Lembranças que unem gerações no Museu do Mauá

Uma coleção de objetos antigos leva nostalgia ao Museu do Colégio Mauá, em Santa Cruz do Sul. A exposição temporária Colecionar e Aprender foi aberta ao público ontem com peças simples como recipientes de vidro, papéis de carta, lápis, caixas de fósforos, chaveiros, moedas, cédulas e selos, mas que guardam lembranças que atravessam e unem gerações.

A maior parte do material exposto na terceira sala do museu foi cedida pela própria comunidade e conta a história do município. Como as flâmulas que fazem alusão a empresas, festas, entidades e agremiações santa-cruzenses de antigamente. Outros objetos do início do século 20, como cartas de amor bordadas à mão e ainda escritas na língua alemã, são uma pequena amostra da cultura do município. Frascos de vidro que continham tinta, perfume e medicamentos foram retirados do assoalho do Mauá e também estão sendo apresentados. 

A professora, pesquisadora e diretora do museu, Maria Luiza Rauber Schuster e a auxiliar, Elsa Sotti, destacam que as borboletas e as mariposas são as que mais atraem os olhares do público. “O colorido e a beleza delas chamam a atenção de quem vem visitar”, ressalta Maria Luiza. Além da mostra Colecionar e Aprender, estão expostas no local peças arqueológicas, objetos indígenas, materiais referentes aos imigrantes alemães e uma rara coleção de animais taxidermizados (empalhados).

Publicidade

A exposição permanece no local até dezembro, sempre de terça a sexta-feira, das 14 horas às 17 horas. Mais informações e agendamento de grupos pelo telefone (51) 3715 0496 ou e-mail [email protected]. O ingresso custa R$ 3,00. Estudantes e aposentados pagam R$ 1,50. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.