Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Moradores bloqueiam BR-471 durante protesto

Uma manifestação contra as mudanças no atendimento do Hospitalzinho ocorreu na manhã deste sábado, 22, em Santa Cruz do Sul. Os moradores da Zona Sul da cidade bloquearam o trânsito na BR-471. Segurando cartazes com escritos como “Saúde é um direito. Não é esmola.”, “Saúde não é gasto. É investimento”, “Onde estão os nossos direitos?”, o grupo de entre 40 e 50 pessoas, esperam o retorno do atendimento no turno da noite do Hospitalzinho.

Desde o dia 13, quinta-feira, as atividades do Hospitalzinho começaram a ser interrompidas às 23 horas, retornando às 7 horas do dia seguinte. Antes, durante este período, havia plantão. De acordo com o presidente da associação de moradores do Bairro Santa Vitória, Roque Ramos, a novidade pegou os usuários do serviço de surpresa. O grupo planeja mais uma manifestação no Centro de Santa Cruz do Sul. 

“É para ocorrer na semana que vem”, frisa Ramos. Para Roque, o atendimento se torna ainda mais necessário pois os bairros atendidos são carentes. “Aqui o pessoal não tem dinheiro para se deslocar para a UPA, para o Hospital Santa Cruz, após às 23 horas”, explica. Além dos moradores, o Vereador Luis Ruas (PTB) estava na manifestação.

Publicidade

Na quinta-feira, 20, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Cruz emitiu um comunicado sobnre o assunto. Neste, Telmo Kirst afirma que “nenhuma força de manifestação me fará voltar atrás”. A mensagem expõe que, para o prefeito, esse é um “burburinho” que não passa de uma “encenação político-partidária”. Confira o comunicado na íntegra:

 

ASSUNTO ENCERRADO

Publicidade

Nem a ameaça de protestos e de fechamento da BR 471 vão intimidar o prefeito Telmo Kirst, com relação à decisão de interromper as atividades do pronto atendimento no Hospitalzinho, no horário das 23h às 7h. Conforme ele afirmou de modo enfático, a Administração Municipal de Santa Cruz do Sul não voltará atrás na decisão tomada.

Para o chefe do Executivo, todo esse burburinho não passa de uma encenação político-partidária, organizada por um inexpressivo grupo de pessoas que perdeu duas eleições e até hoje não aceitou o fato. “Quando assumi o governo encontrei o Hospitalzinho em situação precária e sem condições de atendimento. Esses que agora estão aí fazendo barulho, à época, não diziam nada”, disparou. Ele ainda fez questão de dizer que transformou o local em um grande Complexo de Saúde, com farmácia distrital, plantão adulto e pediátrico e ambulância 24 horas.

“Nenhuma força de manifestação me fará voltar atrás”. Para o prefeito, o assunto está superado. Ele afirma que se houver uma melhora real no orçamento do Município e superação da crise econômica nacional, a prefeitura vai estudar a possibilidade de retomar o antigo horário. No momento, a prioridade do governo é a saúde financeira do município e a responsabilidade com o dinheiro público.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.