Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Comunicação

Gazeta lidera audiência em Santa Cruz

Os veículos da Gazeta Grupo de Comunicações em Santa Cruz do Sul lideram em todos os segmentos em que atuam. É o que revela a mais nova pesquisa sobre os hábitos de mídia na cidade e no interior realizada pelo Instituto Methodus, de Porto Alegre. Entre os dias 27 e 29 de abril, o Methodus ouviu 400 pessoas de diferentes idades, níveis de escolaridade, renda e regiões do município. A liderança se consolida em todos os recortes da pesquisa.

Sete a cada dez entrevistados disseram que leem jornal. Desses, 98,6% preferem a Gazeta do Sul. E a grande maioria dos leitores (80%) considera o jornal importante ou muito importante para o município. A Gazeta tem consumo significativo em todas as faixas de idade (com destaque entre os santa-cruzenses com mais de 25 anos), escolaridade e renda. “Tradicionalmente a Gazeta aparece muito bem colocada nas pesquisas, sempre acima da média dos jornais de outros polos regionais do Estado. E isso acontece novamente, reforçando o peso da marca e a credibilidade do veículo”, resume José Carlos Sauer, do Methodus.

No segmento rádios, a Gazeta também é a preferida do público. Somadas, as duas emissoras beiram os 60% de audiência. Outras seis rádios de Santa Cruz e região dividem os 40% restantes. Somente entre as AM, a Gazeta 1.180 lidera com 59,2% das indicações do público da cidade e do interior. A segunda emissora teve 20,4% das citações. Dos entrevistados que disseram ouvir rádio AM, a maioria o faz em casa e principalmente durante o dia. A Gazeta AM é a preferida dos ouvintes de ambos os sexos, de todas as faixas etárias e de renda e da maioria dos bairros e localidades do interior.

Publicidade

A Gazeta FM 101.7 também é líder em seu segmento, afirma o Instituto Methodus. Considerando apenas o público que consome rádio FM, a emissora tem 38,1% da preferência. A exemplo da AM, a 101.7 é a preferida na maioria dos bairros. Um dos destaques é o populoso eixo entre Arroio Grande, Santo Antônio, Aliança, São João e Esmeralda, onde tem quase o dobro da segunda colocada. A preferência pela 101.7 tem destaque entre os tomadores de decisão de Santa Cruz, ou seja, o público com 30 anos ou mais e maiores níveis de renda e escolaridade.

Credibilidade da marca

O gerente executivo de rádios da Gazeta Grupo de Comunicações, Leandro Siqueira, comemora os resultados da pesquisa e diz que os números refletem a credibilidade da marca. “Os números confirmam a sinergia que existe entre a população e a marca Gazeta”, observa, reforçando dois cenários revelados pela pesquisa. “O levantamento confirma a liderança absoluta da rádio AM na cidade e no interior e a retomada da FM no equilíbrio de audiência no segmento”, destaca. O gerente da Gazeta FM 101.7, Rafa Silveira, diz que os números avalizam o trabalho de reposicionamento da emissora e vão nortear novos ajustes na programação.

Publicidade

Avaliação do Portal Gaz

A pesquisa investigou ainda a preferência do público quando o assunto é informação pela internet. Dos 400 entrevistados, 69,3% disseram já ter acessado o Portal Gaz. Desses, 83% consideram o Gaz bom ou ótimo. A audiência do site foi citada nas diferentes faixas de idade, renda e escolaridade e apareceu fortemente também em todas as regiões da cidade e do interior. “É uma liderança muito sólida da marca Gazeta, inclusive no digital, um segmento normalmente mais pulverizado. Não por acaso, mais de 90 mil pessoas curtem e seguem o perfil do Gaz no Facebook. Isso é quase toda a população de Santa Cruz”, destaca José Carlos Sauer, do Methodus. 

OS PRINCIPAIS NÚMEROS DA PESQUISA

Publicidade

Entre os dias 27 e 29 de abril, o Instituto Methodus saiu às ruas de Santa Cruz para investigar os hábitos de mídia no Centro, bairros e interior. Foram ouvidas 400 pessoas com mais de 18 anos e diferentes faixas de renda e escolaridade. O nível de confiança da pesquisa é de 95%

JORNAL

GAZETA DO SUL 98,6%
JORNAL B 7,2%
JORNAL C 1,4%

Publicidade

De todos os entrevistados, 69,3% disseram que leem jornal. Desses, ampla maioria lê Gazeta do Sul (respostas múltiplas):

SITE DE NOTÍCIAS

O Instituto Methodus perguntou a todos os entrevistados sobre o Portal Gaz, o site de notícias da Gazeta Grupo de Comunicações:

Publicidade

JÁ ACESSOU 69,3%
NÃO ACESSOU 20,8%
NÃO LEMBRA 9,8%

RÁDIO AM

Aos entrevistados que disseram ouvir rádio AM com frequência, o Instituto Methodus perguntou qual a emissora mais ouvida:

GAZETA AM 1.180 59,2%
RÁDIO B 20,4%
RÁDIO C 9,9%
RÁDIO D 8,5%

RÁDIO FM

Aos entrevistados que disseram ouvir rádio FM com frequência, o Instituto Methodus perguntou qual a emissora mais ouvida:

GAZETA FM 101.7 38,1%
RÁDIO B 37,4%
RÁDIO C 16,2%

 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.