Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Jingle e animação intensificam campanha pela travessia na faixa de pedestres

A Campanha de Trânsito da Prefeitura de Santa Cruz, que incentiva a travessia na faixa de pedestres, ganha fôlego a partir desta segunda-feira, 29. Começou a rodar nas rádios um jingle criado especialmente para atingir o público infantil. Também nesta quarta-feira, 31, emissoras de televisão vão rodar uma animação infantil durante a programação no decorrer do dia.

A campanha busca educar e orientar, especialmente crianças e adolescentes, para a importância de atravessar a rua na faixa de pedestres. A ação teve início em fevereiro deste ano, no período de volta às aulas. 

Conforme explica o secretário de Comunicação, Régis de Oliveira Júnior, todos os materiais produzidos na primeira fase da campanha, como banners, folders, outdoors e adesivos, tiveram como foco as criança e os adolescentes. “Dessa forma criamos um canal mais efetivo para atingir os objetivos. Conscientizar o adulto é mais difícil, já a criança cobra o comportamento correto dos pais”, disse.

Publicidade

O secretário lembra que as primeiras peças da campanha fizeram alusão aos jogos eletrônicos, com a utilização de expressões típicas desse universo nos slogans “A travessia fora da faixa é game over” e “Sua vida não tem reset. Atravesse na faixa”. A ideia, segundo ele, é mostrar que atravessar fora da faixa de pedestres pode acabar em morte. “Não tem reset como em um jogo de videogame. É uma linguagem que eles conhecem bem, uma forma que encontramos para envolver os jovens”, disse o secretário.

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Comunicação, o jingle foi produzido pela Tomate Cereja Produções e o VT pela Pé de Coelho, ambos com assinatura da Agência Nakao Comunicação. Os recursos para a campanha educativa foram provenientes das multas de trânsito, seguindo o que prevê a legislação ao estabelecer que parte dos valores arrecadados com as infrações devem ser revertidos em ações de cunho educativo.

Blitz educativa 

Publicidade

Outro ponto forte da campanha são as ações educativas que acontecem nas escolas, com participação dos agentes de trânsito e voluntários do Projeto Trânsito Vida. Para colocar a iniciativa em prática, dias antes do início do ano letivo, equipes da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos, sob comando do secretário Gérson Vargas, refizeram a pintura de todas as faixas de travessia de pedestres defronte às escolas e também trabalharam na construção de novos acessos para cadeirantes.

Durante as blitze, além da distribuição de material informativo, os próprios alunos das turmas mais avançadas, que atuam no projeto, repassam orientações aos mais novos. A primeira dessas ações aconteceu na Emef Duque de Caxias e desde então todas as escolas da rede participam.

Na próxima sexta-feira, 2, às 17 horas, mais uma blitz, desta vez na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Guido Herberts, vai marcar o início da segunda etapa da campanha. Fiscais de trânsito e voluntários do Projeto Trânsito Vida estarão orientando pais, alunos e professores e distribuindo material informativo. Eles também vão entrar nas salas de aula para conversar com as turmas sobre o teor da campanha. “Para trabalhar estas questões não tem nada melhor que a educação infantil. O trabalho tem sido bem aceito nas escolas, tem o envolvimento dos pais, alunos e professores”, observou a secretária de Educação, Jaqueline Marques.

Publicidade

Também está em estudo por parte da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos a criação da primeira escola municipal de trânsito. A instituição passará a funcionar no módulo da Brigada Militar, que hoje está desativado, no bairro Arroio Grande. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.