Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Investimento

Rede Americanas terá loja no Centro de Santa Cruz

Depois da inauguração da Renner, mais uma grande rede varejista está em vias de se instalar em Santa Cruz do Sul. Embora ainda não confirme oficialmente, a Lojas Americanas, uma das maiores do País no segmento, já tem negócio fechado com investidores locais para abrir uma unidade na Rua Marechal Floriano.

A empresa vinha estudando o mercado local há cerca de um ano. A unidade será ao lado da sede do FGTAS/Sine, onde fica a antiga Residência Müller. Segundo informações extra-oficiais, a empresa teria assinado um contrato de locação no modelo built to suit, ou seja, o proprietário do terreno vai construir o prédio, que deve ter um único pavimento, em condições pré-estabelecidas pela própria rede. 


O ponto que receberá a unidade da Americanas. Foto: Lula Helfer.

Publicidade

O projeto já tramita junto à Prefeitura para obtenção das licenças e, embora não haja previsão de inauguração, a empresa teria pressa em abrir as portas na cidade. Ainda não se sabe o valor do investimento e nem quantos empregos vão ser gerados. As lojas da rede trabalham com uma ampla gama de produtos, desde alimentos até eletrônicos.

Fundada na década de 1920 no Rio de Janeiro, a Lojas Americanas integra a 3G Capital, gigante que controla, entre outras, a AB InBev, o Burger King e a América Latina Logística (ALL). Apesar da crise econômica, a rede anunciou, no início do ano, plano de abrir 200 novas lojas em 2017. Atualmente, apenas no Rio Grande do Sul funcionam 24 unidades. Dessas, 16 são na Região Metropolitana e as demais no interior, incluindo Cachoeira do Sul e Lajeado.

Por intermédio da assessoria de imprensa, a empresa informou nesta segunda-feira que não iria comentar o assunto.

Publicidade

Cotada para shopping

Assim como a Renner, a Americanas estava cotada para ser uma das lojas-âncora do shopping center lançado em 2013 pela Real Empreendimentos, empresa do Grupo Josapar, que seria o primeiro de grande porte em Santa Cruz. Com o atraso no projeto – cuja abertura era prevista para o fim do ano passado, mas que foi adiada em razão da recessão econômica e até agora a obra sequer teve início –, as empresas estariam buscando alternativas para iniciar as operações no município. Outras redes conhecidas, como a Riachuelo e a C&A, também eram cotadas.

Ponto tradicional

Publicidade

O ponto que receberá a unidade da Americanas já foi um dos mais tradicionais do município. Ali funcionou, entre as décadas de 1930 e 1960, a Confeitaria e Café Ideal, conhecida por Café Müller.  Parte da fachada ainda é preservada. Durante vários anos, a loja Scalco funcionou no térreo.

O prédio consta entre os imóveis tombados pela Lei do Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Cruz, o que significa que projetos de alteração, reforma ou demolição precisam ser aprovados previamente pelo Centro de Pesquisa e Qualidade Urbana e Rural (Cipur) e pelo Conselho Municipal de Planejamento Urbano (Compur). 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.