Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Ajesc

Projeto leva o empreendedorismo a escolas

A Associação de Jovens Empreendedores de Santa Cruz do Sul (Ajesc) quer inspirar, agora, a comunidade escolar. Na tarde dessa quinta-feira, 3, deu início a um projeto cujo foco é despertar jovens do 8° e 9° ano para viverem o empreendedorismo. Autoconfiança, persistência, curiosidade e, sobretudo, criatividade serão as palavras-chave no projeto “Empreender é para mim?”. Lançada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Afonso Rabuske, a iniciativa consiste em inspirar os jovens a entender o empreendedorismo como um estado de espírito. “Queremos que eles ‘coloquem para fora’ as suas potencialidades e invistam naquilo que realmente gostam”, explica a presidente da Ajesc, Roberta Souza. 

Por meio de oito encontros semanais, o projeto também busca trabalhar as qualidades empreendedoras que geram um profissional de destaque, independente de ele ser um empresário ou não. A cada nova sessão, os facilitadores da associação, Sandra Iepsen e Diógenes Tonello, vão abordar pelo menos três cases empreendedores e propor atividades reflexivas individuais e em grupo. “A ideia é mostrar exemplos locais para que os alunos criem uma certa proximidade e entendam que é possível fazer o seu melhor e se colocar a favor do mundo”, acrescenta Roberta, No primeiro encontro foram apresentadas aos jovens as trajetórias de Rodrigo Stülp, da produtora Película; Andréia Spall, que falou sobre gestão de pessoas e também da relações públicas e presidente da Ajesc, Roberta Souza. 

O Empreender é para mim? foi idealizado pelo empreendedor Felipe Diesel, da Hey Peppers, escola de idiomas de Santo Ângelo. Após conhecer o projeto no 4º Congresso de Lideranças Gaúchas, a Ajesc firmou parceria com o autor para replicar a iniciativa. A ideia é levar a ação para outras escolas públicas de Santa Cruz.

Publicidade

Por mais oportunidades

Ansiosa para assistir às intervenções dos facilitadores da Ajesc, a aluna do 9° ano Bianca Roberta Frihauf disse que o tema vai ao encontro do que a escola já trabalha com os alunos, que têm aulas sobre sustentabilidade e empreendedorismo. “Acredito que só vai acrescentar para o meu futuro. Para mim empreender é criar algo novo, se destacar.” A diretora Patrícia Ramos Figueiró também apoia a ideia. “Acredito que o espírito empreendedor pode ser adquirido em qualquer fase da vida escolar. É um caminho para que tenham oportunidades.” 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.