Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saneamento

Vereadores vistoriam obras da Corsan em Santa Cruz

Uma comitiva de vereadores de Santa Cruz do Sul vistoriou intervenções da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) na manhã desta quarta-feira, 16. O roteiro foi organizado pela Comissão Municipal de Saneamento, órgão ligado à Prefeitura, e acompanhado por dirigentes e técnicos da estatal. A bordo de um micro-ônibus, os parlamentares visitaram sete pontos da zona urbana onde há obras em andamento.

A maioria das intervenções visitadas foi iniciada no primeiro semestre deste ano, quando a Corsan fez uma série de anúncios como forma de responder à sequência de casos de falta d’água na cidade. As primeiras duas paradas foram justamente em obras de substituição de redes precárias de distribuição de água, consideradas fundamentais para reduzir as situações de desabastecimento. Depois, foram visitados dois locais onde há execução de novas redes de esgoto. Atualmente, apenas cerca de 20% do esgoto gerado em Santa Cruz recebe tratamento e a promessa da companhia é chegar a 50% até o fim do ano que vem.

O grupo também esteve na Estação de Tratamento de Água (ETA), que está sendo ampliada para aumentar em 90 litros por segundo a sua capacidade de produção – a previsão é que a obra seja concluída em três meses. Por fim, foram visitadas a obra de implantação de uma nova adutora de captação de água bruta (que vai substituir duas das atuais adutoras, que estão em estado precário de conservação e rompem com frequência, gerando desabastecimento) e o Centro de Controle Operacional (CCO), que foi reformado recentemente e está sendo ampliado. No local, equipes da Corsan têm acesso em tempo real a toda a situação do sistema, incluindo grandezas de pressão e vazão e níveis de reservatórios. As informações são coletadas por meio de pontos de pressão e telemetria espalhados pela cidade.

Publicidade

Essa é a terceira reunião da Comissão Municipal de Saneamento com dirigentes da Corsan com a participação de vereadores. O “tour” foi uma estratégia encontrada pela estatal para tentar demonstrar que está investindo na cidade e, com isso, amenizar as críticas que vem recebendo desde o início do ano na Câmara.

OS PONTOS VISITADOS

Publicidade

1) Cruzamento entre as ruas Galvão Costa e Tenente Coronel Brito – substituição de redes precárias de água
2) Rua Fernando Abott, próximo à esquina com a Thomaz Flores – substituição de redes precárias de água
3) Rua Senador Pinheiro Machado – ampliação da rede de esgoto
4) Rua Castro Alves – ampliação da rede de esgoto
5) Estação de Tratamento de Água (ETA) – implantação de filtro e ampliação da capacidade de produção
6) Rua Vasco da Gama – implantação de nova adutora de captação de água bruta
7) Centro de Controle Operacional – reforma e ampliação

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.