Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Indústria

Senai aborda inclusão em seminário na Câmara de Vereadores

O fortalecimento da inclusão de pessoas com deficiência na indústria foi o principal tema abordado no 3º Seminário de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho: possibilidades e desafios. O evento foi realizado ontem na Câmara de Vereadores de Santa Cruz. Painéis apresentaram ações do Grupo de Apoio Local, vinculado ao Programa Senai de Ações Inclusivas (PSAI), que foi criado em 1999 e desenvolvido desde 2001 em âmbito regional pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O Grupo de Apoio Local encaminha interessados ao PSAI, que qualifica os alunos por meio dos cursos. Há turmas específicas para deficientes e turmas regulares com adequação técnica e pedagógica para acolher esses alunos. Após a conclusão da aprendizagem, as empresas passam a receber os alunos formados pelo PSAI, gerando oportunidade para que possam ingressar no mercado de trabalho.

“A riqueza do processo é a parceria com as entidades, que fazem o encaminhamento para o Senai. Depois da qualificação, as pessoas retornam às entidades e passam a receber oportunidades. É uma articulação de esforços para promover a educação profissional”, destaca o gerente de Operações do Senai, Daniel Niehus Machado. 

Publicidade

O evento também contou com a presença da gestora nacional do PSAI, Adriana Barufaldi, que palestrou sobre as adequações curriculares na educação profissional e no mundo do trabalho. A outra palestrante foi a assessora de educação especial da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), Nadiesca Pohlmann. A abordagem foi acessibilidade e inclusão no mundo do trabalho.

PARCEIROS

No seminário, empresas parceiras como a JTI e Alliance One compartilharam experiências. O Grupo de Apoio Local em Santa Cruz conta com a Associação Santa-Cruzense de Pessoas com Deficiência Física (Aspede), Apae, Associação Pró-Autismo Luz Azul, unidades do Caps, Centro Ocupacional de Deficientes de Santa Cruz do Sul (Codesc), 6ª Coordenadoria Regional de Educação, Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, Serviço Social da Indústria (Sesi), Sistema Nacional de Emprego (Sine), Secretaria Municipal de Educação e Unidade de Reabilitação Profissional INSS. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.