Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Estudo vai investigar o que falta para destravar o trânsito na cidade

A Semana Nacional de Trânsito começou nessa segunda-feira com uma boa notícia para quem dirige pelas ruas de Santa Cruz do Sul. Conforme a Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setsu), um estudo de mobilidade urbana será o ponto de partida para importantes mudanças nas vias do município. O levantamento, que deve ser entregue até o fim do ano, vai reunir dados como número de veículos que circulam em horário de pico nas ruas mais movimentadas e principais trajetos escolhidos pelos condutores. 

Conforme o responsável pela pasta, Gérson Vargas, com os dados deverão ser realizadas novas intervenções, a fim de proporcionar mais fluidez no trânsito. Mudanças de sentido de ruas, implementação de rotatórias e até a construção de uma perimetral estão entre as soluções que poderão ser apontadas pelo levantamento a ser elaborado pela empresa Pró Cidade, de Porto Alegre. Hoje, em Santa Cruz, circulam 90.322 veículos. O número é 59% maior do que em 2007, quando 56.502 veículos circulavam.

Segundo Vargas, os principais pontos de congestionamento no município ainda estão concentrados na Avenida Euclydes Kliemann, próximo ao posto Três Coqueiros, no Acesso Grasel e na Rua Gaspar Silveira Martins. “Nossa expectativa é que com o asfaltamento da Rua Thomaz Flores, o fluxo se divida e boa parte dos motoristas que hoje utiliza a Gaspar opte pela Thomaz”, explica. A conclusão do viaduto no Trevo Fritz e Frida também deverá diminuir as filas que se formam no Grasel. 

Publicidade

Entre as principais ações da Prefeitura no último semestre para diminuir o índice de acidentes e transtornos no trânsito santa-cruzense estiveram a construção de uma rotatória na Avenida Alberto Pasqualini com a Rua Augusto Spengler; a instalação de um semáforo na esquina da  Gaspar Silveira Martins com a João Werlang e o estreitamento de pista na Rua 28 de Setembro com a Assis Brasil – serviço que foi executado após uma sequência de colisões nesse cruzamento.

Conversão à esquerda ainda é um problema

Para o diretor de ensino do CFC Real, Edson Marcelo Neto, um dos problemas mais recorrentes no trânsito de Santa Cruz diz respeito a um erro dos motoristas na hora de fazer  a conversão à esquerda. Ele observa que muitas vezes, ao invés de se colocar no meio da pista para dobrar, condutores fazem a manobra “mais fechada” e cortam a frente de outros veículos, podendo causar colisões. 

Publicidade

Para Edson, apesar de os alunos saírem dos CFCs dispostos a respeitar as leis de trânsito, acabam sendo pressionados pelos outros motoristas por causa da pressa. Ele acrescenta que o hábito de falar ao celular ao dirigir ou mesmo misturar bebida e direção são práticas culturais. “A consciência no trânsito precisa ser trabalhada desde cedo, na escola. O caminho não é mexer no bolso, como muitos pensam. O caminho é educar.” O uso indiscriminado do carro também é uma questão citada pelo professor Neto. “O ser humano atingiu tal ponto de inércia que até para ir ao supermercado do bairro precisa do carro.”

Multas caem no 1º semestre

O número de multas emitidas até julho deste ano pelo setor de fiscalização de trânsito em Santa Cruz diminuiu 33%. Nos sete primeiros meses de 2017, 4.288 infrações foram cometidas. Já no ano passado, foram 6.463. A queda, na avaliação do secretário de Transportes, Gérson Vargas, se deve ao trabalho de conscientização. “Desde abril do ano passado, têm sido frequentes as blitze educativas em diferentes pontos do município.” A infração com mais registros é o estacionamento em local proibido, que representa 47,65% de todas as multas. Em segundo lugar vem a perigosa combinação entre direção e celular: 9,29%. 

Publicidade

Segundo Vargas, as vias onde os motoristas mais extrapolam o limite de velocidade são as avenidas Independência e Paul Harris e a Rua Coronel Oscar Jost. “A imprudência com o celular também nos preocupa. É só parar numa esquina, observar e confirmar que muitos manuseiam o aparelho enquanto dirigem.” Ele também reforça a importância de os pedestres respeitarem as leis de trânsito. “Ainda tem muita gente que insiste em não atravessar na faixa de segurança e desrespeita o semáforo.”

Semana tem atividades de conscientização

Com o tema Minha escolha faz a diferença no trânsito, a Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria de Trânsito, realiza uma série de atividades nesta Semana Nacional do Trânsito. Ontem uma ação na Escola Municipal Leonel Brizola propôs que os alunos do 3° ano demonstrassem como veem a mobilidade urbana em Santa Cruz. Depois, a turma teve a oportunidade de mostrar seus trabalhos artísticos para os azuizinhos, que conversaram com os alunos, distribuíram material informativo e passaram orientações sobre como deve ser a postura dos pedestres e motoristas.

Publicidade

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira

  • Blitz em parceria com os CFCs Celso e Arroio Grande às 8h30, embaixo da passarela da Avenida Euclydes Kliemann.
  • Distribuição de fôlderes na Escola Duque de Caxias às 13 horas.
  • Blitz em parceria com o CFC Machado às 14 horas na Praça Getúlio Vargas.

Quinta-feira

Publicidade

  • Palestra e entrega de fôlderes na Escola Harmonia, às 10 horas.
  • Blitz em parceria com CFC Intelligence às 14 horas, na Rua Venâncio Aires.

Sexta-feira, 22

  • Blitz em parceria com CFC Real às 8h30 na Rua Venâncio Aires.
  • Ação Faccin Bicicletas, CFC Intelligence e Trânsito Vida na Avenida Barão do Arroio Grande.

Segunda-feira, 25

  • Entrega de fôlderes na Escola Normélio Boettcher às 13 horas.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.