Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Aniversário

Feiras rurais são uma tradição que une as gerações

A Feira Rural completou, no sábado, 37 anos em Santa Cruz do Sul. Há pelo menos 30 deles, a família Beckenkamp coloca na mesa de santa-cruzenses, todas as semanas, frutas e verduras fresquinhas e de qualidade. A oferta começou quando só havia a feira do Centro. Assim que foi inaugurada a do Parque da Oktoberfest, os agricultores se mudaram para lá, onde Decio José Beckenkamp, de 52 anos, ainda vende hortigranjeiros. Ele conta que, aos 10 anos, já acompanhava o pai na exposição de produtos. Hoje tem a companhia do filho Fabrício, de 20 anos, que seguiu os mesmos passos. “É bom produzir, vender e ter esse contato com os clientes. É isso que sei fazer”, diz o agricultor.

Decio possui uma propriedade em Linha Travessa, interior de Santa Cruz, onde produz os alimentos. De acordo com ele, por mês, leva em torno de 3,2 mil quilos de frutas e verduras para a banca. As vendas no local representam cerca de 80% do orçamento da família. O restante vem das vendas realizadas junto à Coopersanta. Com tanto tempo no mercado – e no mesmo ponto – ele conseguiu conquistar clientes fiéis, como é o caso do aposentado Jorge Silveira, de 70 anos. “Esse aqui era gurizinho quando comecei a vir. Lembro que trabalhavam ele, o irmão e o pai”, recorda. Silveira diz que mantém o ritual às quartas e sábados porque, na feira, sempre encontra produtos confiáveis – além de amigos. “Estamos consumindo mais coisas orgânicas. E aqui, se tenho dinheiro levo, se não tenho, levo também”, brinca.

Desde a abertura da primeira feira, em setembro de 1980, na Rua Galvão Costa, em frente ao Parque da Oktoberfest, os negócios evoluíram. Hoje há seis pontos de comercialização na cidade – no Centro, no Parque da Oktober, no Arroio Grande, na Independência, no Senai e no Esmeralda. 

Publicidade

Conforme o tesoureiro da Associação Santa-cruzense de Feirantes, Danilo Hentschke, a criação foi uma forma de estimular a diversificação da agricultura familiar no município. “As feiras ajudam a manter o produtor no interior e, para o consumidor, são uma garantia da qualidade da produção. Ele sabe o que está comprando.”

Degustação

Para marcar o aniversário de início das atividades da Feira Rural em Santa Cruz do Sul, na sexta-feira e no sábado todos os pontos em funcionamento ofereceram aos clientes produtos para degustação. Segundo Danilo Hentschke, 78 famílias estão envolvidas diretamente nas feiras. Ele afirma que não há uma estimativa da quantidade de produtos vendidos, nem da receita que eles geram, mas comenta que, apenas no pavilhão do Centro, em torno de 12,5 mil quilos são vendidos por dia nas 25 bancas do local. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.