Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Por dentro da Prefa

Adélia Emmel representa a juventude na Prefeitura de Vera Cruz

Em uma aula de democracia, a comunidade escolar mergulhou na política e escolheu ontem uma chapa que vai representar a juventude vera-cruzense junto à administração municipal. O grupo vencedor foi o “Cuidando Vera Cruz”, encabeçado pela prefeita Adélia Emmel, 17, e pelo vice Gabriel Mantz, 16 anos. A eleição faz parte do projeto “Por dentro da Prefa”, que vai oportunizar aos eleitos a chance de contribuir para o desenvolvimento do município.

A contagem dos votos se iniciou pouco depois das 15 horas, no auditório da Secretaria de Cultura. Dez urnas, uma por escola, foram abertas e em todas Adélia venceu o adversário, Marlon Machado. Cada educandário valia um ponto, menos a Escola Vera Cruz, que valia 3 pelo grande número de alunos. Assim, Adélia foi eleita por 12 pontos a zero.

Participaram 1.152 matriculados entre o 9º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio. Eles conheceram as propostas dos candidatos nas visitas feitas pelas chapas às escolas. A “Cuidando Vera Cruz” é composta por dez pessoas: prefeita, vice e oito secretários. Eles serão empossados na semana que vem e acompanharão a rotina dos gestores durante três dias. A partir da vivência, orientados por um professor, a equipe deverá elaborar propostas que serão apresentadas ao governo municipal.

Publicidade

“Não queremos parecer utópicos”

Se antes do projeto os estudantes Adélia Emmel e Gabriel Mantz já cultivavam interesse, agora o gosto pelo tema só deve aumentar. “Faz parte da minha rotina ir, todas as segundas-feiras, na sessão da Câmara de Vereadores”, contou Adélia. Na experiência de se tornar prefeita juvenil, ela vê uma oportunidade de estar nos bastidores da administração pública e conhecer mais do que é apresentado para os cidadãos.

O acompanhamento vai servir também para identificar as responsabilidades de cada secretaria, para que seja possível apresentar projetos viáveis aos gestores municipais. “Não queremos parecer utópicos, queremos contribuir de verdade, para não decepcionar nossos eleitores”, disse Gabriel.

Publicidade

Para a campanha, eles se basearam em propostas voltadas à cultura e à educação. “Pensamos em coisas que podem melhorar a cidade e beneficiar a população jovem”, comentou. A principal ideia, no momento, é a revitalização da pista de skate do município. “Precisa de iluminação, que é uma coisa simples”, apontou Adélia, destacando que o nome da chapa – “Cuidando Vera Cruz” – retrata exatamente o objetivo da equipe.

Gestores Mirins de Venâncio atuam até esta sexta-feira

Os jovens gestores eleitos em Venâncio Aires têm uma semana de aprendizado pelos corredores e repartições da Prefeitura. Os alunos Lucas de Brito, da Emef Dois Irmãos, e Carolina Lenz Machado, da Emef Odila Rosa Scherer, foram empossados segunda-feira como prefeito e vice, respectivamente, na sala de reuniões do gabinete do prefeito Giovane Wickert. Outros 12 estudantes também assumiram como secretários mirins.
Cinco gestores mirins atuaram terça-feira: Lucas de Brito e ainda as secretárias de Saúde, Ana Vitória Machado; de Habitação e Desenvolvimento Social Andressa Wildner; de Meio Ambiente, Vitória Tauane de Freitas da Rosa, e da Cultura e Esportes, Thuany Sanara Alves de Sá.

Publicidade

Além de atividades rotineiras, eles cumpriram demandas como visitas, vistorias, participaram de atendimento à comunidade, reuniões e até mesmo de um encontro entre o poder público e a ONG Amigo Bicho, no Ministério Público. À tarde, a procuradora mirim Jennifer Ferreira e a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Diovanna Manganelli, também despacharam. As atividades terminarão amanhã. O programa é realizado anualmente.

Para secretário, projeto está sendo um sucesso

O “Por dentro da Prefa” é uma iniciativa da Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer. Segundo o secretário Lucas Dalfrancis, até o momento o projeto foi um sucesso e a tendência é de que seja reeditado. “É um ensaio para o ingresso na vida política. Apesar de ter apenas uma chapa vencedora, todos saem maiores do que entraram”, avaliou. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.