Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Prefeitura confirma construção de 563 casas populares

Assim que passar a semana do Carnaval, a Secretaria Municipal de Habitação de Santa Cruz do Sul irá abrir os envelopes com as propostas das construtoras que participam da licitação para construção de 563 casas populares, divididas nos loteamentos Mãe de Deus e Santa Maria. 

Paralelo ao processo de contratação das empresas, três equipes da Habitação percorrem as áreas mais carentes do município. O objetivo é atualizar a lista de moradores que poderão ser contemplados com uma das unidades, que serão 100% financiadas pelo governo federal.

O pastor Alex Correia é um dos que esperam pelos empreendimentos. Na Rua das Carrocinhas, no Loteamento Beckencamp, do Bairro Dona Carlota, ele preside a igreja evangélica pentecostal Deus Agindo em Nossas Vidas. O galpão é o ponto de oração da comunidade, onde também se reza pedindo à divina providência uma intercessão pela casa própria. “Nós conversamos com a secretária, e ela garantiu uma área para a igreja. É muito importante para estas famílias”, justifica o pastor. 

Publicidade


Pastor Alex em frente da igreja na Rua das Carrocinhas.
Foto: Lula Helfer.

O vizinho mais próximo do templo é o autônomo Carlos Rafael dos Santos. Ele, a esposa e o enteado também sonham com uma casa em um espaço urbanizado e com mais recursos. “Quando chove muito, a água inunda a rua. Além disso, a luz elétrica é fraca e a água sempre falta”, reclama

A família de Santos já foi visitada pela equipe da Secretaria Municipal de Habitação. “Eles prometeram alguma coisa até o fim do ano”, confirmou. Na porta da residência, Santos exibe um casal de canários na gaiola. O autônomo faz planos sem esquecer dos pássaros de estimação. “A gente espera que será um lugar melhor para morar, para todos nós.”

Publicidade

A secretária de Habitação, Helena Hermany, explica que o projeto dos empreendimentos Santa Maria e Mãe de Deus conta com recursos do governo federal. Nem o futuro morador, nem a administração municipal precisarão pagar a conta.

Ao todo serão R$ 42 milhões, disponibilizados pelo Ministério das Cidades, para a construção das 563 moradias. A divisão será feita da seguinte forma: o Santa Maria terá 163 residências e o Mãe de Deus ficará com as outras 400. “O programa que financiará estas casas contemplou projetos em apenas seis cidades do Brasil. Santa Cruz foi uma delas”, afirma Helena.


Secretária Helena garante que beneficiados não pagarão nada.
Foto: Lula Helfer.

Publicidade

Loteamentos

Moradores de nove bairros poderão ser beneficiados com novos empreendimentos. Atualmente, a prioridade é para quem mora nos bairros Progresso, Rauber, Santa Vitória, Faxinal Velho, Pedreira, Santuário, Bom Jesus, Margarida e Dona Carlota. Já a construção das casas ocorrerá em dois bairros. As 163 residências do Santa Maria ocuparão uma área no Dona Carlota, próximo do Viver Bem. Já o Mãe de Deus será construído no Bairro Santuário.

Os passos para a construção das moradias

Publicidade

Na segunda-feira, dia 19, ocorrerá a abertura dos envelopes com as propostas das empresas inscritas na licitação. Quem fizer a melhor oferta leva. Até o dia 28, as equipes da Habitação irão concluir também a atualização do deficit habitacional do município. Existe uma lista, que ainda é remanescente do Residencial Viver Bem, do Bairro Dona Carlota. 

“Aquela lista tem uns 700 nomes, mas é preciso atualizar. Junto com ela, temos cerca de 200 ações civis públicas no Ministério Público (MP), para acomodação de famílias que estão em locais de risco”, revela a secretária. No dia 21 será realizada uma reunião no MP, cujo tema é a transferência das famílias de áreas de risco. 

As ações do MP e os nomes da lista antiga (700) são as prioridades no novo programa habitacional. Caso ainda sobrem vagas, o Município fará um sorteio para definir as famílias contempladas. A expectativa é de que todo o trâmite burocrático seja resolvido até o fim do primeiro semestre. “No segundo semestre vai começar a obra, que deverá estar concluída em até um ano e meio”, projeta Helena.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.