Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tempo

Afinal, quando o frio vai chegar neste ano?

Reserve o casaco de lã, mas deixe ao lado as roupas leves. É porque as baixas temperaturas, que já devem dar as caras nos últimos dias de maio não durarão muito tempo. Segundo a meteorologista da MetSul, Estael Sias, o inverno, que inicia somente em 21 de junho, será muito parecido com o do ano passado. “Serão curtos períodos de frio, depois um calorzinho, e volta o frio.” A largada para esse cenário já deve ocorrer na virada do mês, com a queda nos termômetros.   

Ela explica, entretanto, que apesar de a média da temperatura ficar mais alta do que o esperado para toda a estação, o Rio Grande do Sul vivenciará mais dias (em quantidade) de frio em comparação a 2017. “As pessoas só não podem pensar que nunca mais teremos  invernos rigorosos. É cíclico. Estamos sendo muito influenciáveis pelo comportamento dos oceanos. Se bem lembrarmos, em 2012 e 2013 tivemos longos períodos de marcas baixíssimas”, complementa. 

  CLIQUE AQUI E CONFIRA COMO ESTÁ O TEMPO AGORA  

Publicidade

A meteorologista acrescenta que ainda é cedo para afirmar se o Pacífico será, mais uma vez, influenciado pelo El Niño. Entretanto reforça que há, sim, grandes chances dessa previsão se confirmar. “Ainda estamos em um período indefinido, mas não se descarta a possibilidade do fenômeno para o segundo semestre.” A ocorrência do El Niño, conforme Estael, deve ser boa para a agricultura, mas ruim para os comércios que esperam lucrar com artigos de inverno, já que deixa o clima mais quente.   

Mínima pode chegar a 5 graus nos próximos dias  

O frio de verdade – e com geada – deverá aparecer em Santa Cruz do Sul e região nos últimos dias de maio. Segundo a meteorologista Estael Sias, a tendência é que a partir do dia 29, os gaúchos já possam puxar os casacões do armário, pois as temperaturas deverão cair para 5 graus. “Pode ter, inclusive, geada”, conta. Aos que não veem a hora de o calor ir embora de uma vez, a notícia também é boa. Ainda que não seja frio rigoroso, o fim de semana já reserva mínimas que deverão alcançar 10 graus. “Para quem estava com saudades, já vai poder resgatar os agasalhos”, brincou. Não se esqueça, entretanto, que os períodos de frio serão curtos e intercalados com temperaturas mais quentes. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.