Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Acima dos 30 graus

Calor e muita chuva são as previsões para a primavera

Prepare-se para uma primavera de muito calor. Essa é a expectativa dos meteorologistas para a estação que começa no próximo sábado, 22, e segue até 21 de dezembro. Conforme a MetSul Meteorologia, marcas que ultrapassam a casa dos 30 graus serão lugar comum no Vale do Rio Pardo. A tendência, portanto é que a primavera deste ano seja mais quente em comparação ao ano passado. 

Segundo a meteorologista Estael Sias, a estação também será marcada pela influência do El Niño, que aparece tardio em 2018. “Geralmente o fenômeno se configura em julho, mas, desta vez, veio mais tarde”, explica. O El Niño, que se caracteriza pelo aquecimento do oceano, vai garantir meses (especialmente outubro e novembro) com chuva acima do normal. 

A meteorologista do Climatempo, Graziella Gonçalves, aliás, acrescenta que são expressivas as chances de o Rio Grande do Sul registrar novos episódios de enchente nos próximos meses. “As chuvas serão intensas, mas não regulares”, complementa. A combinação calor e chuva, complementa Estael, poderá ocasionar fortes vendavais e  até queda de granizo. “Esse cenário já será visto na próxima segunda-feira, 24, quando, após o abafamento previsto para o fim de semana, temporais não são descartados para a região. 

Publicidade

Onda de calor no fim de semana

O calor previsto para a primavera será sentido neste fim de semana em Santa Cruz do Sul. Conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), o sábado será ensolarado e a máxima deve chegar aos 33 graus. No domingo, a temperatura será parecida e fica nos 32 graus. Não está descartada a possibilidade de chuva à noite. 

Por que a instabilidade aumenta e tem mais temporais?

Publicidade

Segundo o Climatempo, durante a primavera ocorre uma grande mudança na circulação dos ventos sobre o Brasil, que permite a formação do corredor de umidade entre o Norte, o Centro-Oeste, o Sudeste e o Sul. Isto permite o crescimento de muitas áreas de instabilidade sobre estas regiões, que provocam pancadas de chuva frequentes. O ar quente e úmido também facilita a formação das nuvens chamadas cumulonimbus, que causam temporais com muitos raios, ventania, granizo e até tornados.

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.