Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Vereadora pede exoneração de assessor após confusão envolvendo imóvel

Um imóvel alugado pela Prefeitura de Santa Cruz no interior está por trás de um caso que vem sendo motivo de rumores nos corredores da Câmara de Vereadores nos últimos dias. A polêmica começou na terça-feira, quando a vereadora Solange Finger (SD) pediu a exoneração de um de seus assessores, Nilson Görck, ao tomar conhecimento de que ele é proprietário da casa onde funciona a Unidade Satélite de Saúde de Linha Nova. Görck atua no gabinete de Solange desde janeiro do ano passado.

Procurada, a parlamentar alegou que só ficou sabendo da situação ao ler a resposta do Município a um pedido de informações da oposição sobre imóveis alugados. Segundo ela, a decisão de demitir foi por temer que isso configurasse uma irregularidade. “Não quero correr esse risco e também não posso permitir que a comunidade fique sem posto de saúde. Por isso, optei pela exoneração”, alegou.

Segundo dados do portal da Prefeitura, o contrato de locação do imóvel por 12 meses foi assinado em março de 2015, com dispensa de licitação. Depois disso, sofreu três aditivos – o último em abril deste ano, que prorrogou o convênio até o ano que vem. O Município paga R$ 500,00 por mês a Görck para utilizar o imóvel. Embora trabalhe no gabinete de Solange, Görck teria sido indicado pelo secretário municipal de Agricultura, Elo Schneiders, que é o titular da cadeira na Câmara. O assessor, porém, não é filiado ao SD.

Publicidade

A coluna consultou especialistas em direito administrativo que entendem não haver irregularidade, ainda que Görck tivesse um cargo público. Segundo o advogado Henrique Savonitti, Görck estaria impedido de contratar se ocupasse um cargo na Prefeitura, que assinou o contrato. “A menos que ele tivesse alguma influência sobre a contratação”, ponderou.

Görck, que não foi comunicado previamente da exoneração, não foi localizado ontem para comentar o assunto. Já Solange disse que pode voltar atrás caso se comprove que a situação é regular. “Se me provarem por A mais B, eu readmito ele”, disse.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.