Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Trem

Empresa santa-cruzense desenvolve dindinho de 35 metros

Uma empresa santa-cruzense foi responsável pelo desenvolvimento de um trem sob rodas. A Metalúrgica Zucchetto, localizada no Distrito Industrial, recebeu a tarefa da Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. A instituição precisava de um transporte para levar os fiéis até a igreja que fica localizada no alto da Serra da Piedade, no município de Caeté.   

Conforme o proprietário da Metalúrgica, Osmar Zucchetto, o local é muito íngreme e de difícil acesso, o que dificulta muito a chegada das pessoas até o topo, onde está a igreja. Devido a isso, a instituição – que é ligada a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – procurou a empresa em busca de uma alternativa. Durante dois anos, a empresa fez estudos para desenvolver o projeto. O trem tem cinco vagões e cada um pode levar 20 pessoas. Além disso, são 35 metros de comprimento e 2,70 de largura. O peso total é nove toneladas, podendo chegar a 23 quando está carregado.   

Segundo o engenheiro mecânico, Franciesco Zucchetto, devido à dificuldade de acesso a Serra da Piedade, eles tiveram que desenvolver um sistema para que cada reboque percorresse o mesmo caminho, sem sair das curvas. Testes com o trem foram feitos na subida para o Morro da Cruz em Santa Cruz e no Distrito Industrial.  

Publicidade

A equipe da Mitra e da Puc fizeram a avaliação do trem há três meses e aprovaram. “Nós ficamos muito satisfeitos com a posição que eles nos deram na visita”, comenta o dono da empresa. O transporte foi encaminhado para Minas Gerais na tarde desta terça-feira, 16. Três carretas foram necessária para levar o trem até o destino.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.