Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tradição gaúcha

Cerimônia abre oficialmente a 33ª edição do Enart

O 33º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) está oficialmente aberto. A cerimônia inaugural aconteceu no Ginásio Poliesportivo na noite desta sexta-feira, 16. A primeira apresentação da noite foi a do DTG Tropeiros do Ouro Negro, de Canoas, que está participando do reality show Desafio Farroupilha, da RBS TV. Os integrantes dançaram com os olhos vendados, como forma de salientar a importância da inclusão social. Uma reportagem foi gravada para o Fantástico e será exibida no próximo domingo, na TV Globo.

Na sequência, o vencedor das Danças Tradicionais Força A de 2017, CPF Piá do Sul, de Santa Maria, exibiu a coreografia do ano passado, que homenageou os tradicionalistas Paixão Côrtes e Barbosa Lessa. A dupla César Oliveira & Rogério Melo interpretou o Hino Rio-Grandense. Depois, a disputa na Força A foi iniciada, com o bloco 1. O grupo santa-cruzense CTG Lanceiros de Santa Cruz vai se apresentar no fim da tarde deste sábado, 17. Será o último do bloco 4. Na noite de sábado, às 23 horas, o Alma Gaudéria vai animar um baile no Pavilhão Central.

Foto: Maria Regina Eichenberg/Rádio Gazeta AMCPF Piá do Sul entregou a taça de campeão ao presidente do MTG

CPF Piá do Sul entregou a taça de campeão ao presidente do MTG

Publicidade

O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairo Callegaro, agradeceu a comissão executiva, Prefeitura de Santa Cruz do Sul e outros colaboradores pelo trabalho desenvolvido para a execução do evento. “O Enart é tradição, emoção e muita paixão. Que possamos ter até domingo, um momento de celebração e preservação da cultura e identidade”, declarou.

LEIA MAIS

“Santa Cruz do Sul espera um evento maior a cada ano. Estamos satisfeito, pelo dia maravilhoso de sol e pelo público expressivo. Vamos ter diversificação, como o baile na noite de sábado. Agradecemos à Prefeitura pelo apoio e imprensa pela divulgação”, disse Luiz Clóvis Vieira, coordenador da 5ª Região Tradicionalista. O presidente do Enart, Armando Gewehr, desejou boa sorte aos concorrentes. “Vamos fortalecer nossas amizades e fazer novas. Nos empenhamos para que todos pudessem ser bem recebidos. Sintam-se à vontade em Santa Cruz”, resumiu.

Publicidade

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, César Cechinato, relembrou o legado deixado por Paixão Côrtes, que morreu neste ano. “Uma das principais virtudes do gaúcho é a hospitalidade. Mais uma vez, Santa Cruz do Sul recebe os tradicionalistas de todos os cantos do Estado. Desejo um evento de sucesso. Esperamos que seja o melhor de todos os tempos”, destacou.
 

Publicidade

Confira as apresentações da noite desta sexta-feira

FORÇA A
Bloco 1
DTG Leão da Serra – São Leopoldo
CTG Patrulha do Oeste – Uruguaiana
DTG Alma Gaúcha – Dom Pedrito
CTG Tiarayú – Porto Alegre
CTG Chegando no Rancho – Caxias do Sul
GF Chaleira Preta – Ijuí
CTG Tropeiro Velho – Panambi
DT Querência das Dores – Santa Maria

FORÇA B
Bloco 1
CTG Pousada dos Carreteiros – Cotiporã
CTG Sepé Tiaraju – Santa Rosa
CTG Candeeiro da Amizade – Vera Cruz
Centro Farroupilha de Tradições Gaúchas – Alegrete
CTG Sentinela da Tradição – Igrejinha
CTG Estância da Liberdade – Novo Hamburgo
CTG Querência da Amizade – Bom Retiro do Sul

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.