Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Dicas

Saiba como pagar o IPTU e aproveitar os descontos

Com o início da entrega, pelos Correios, dos 62 mil carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2019 de Santa Cruz do Sul, nessa sexta-feira, e o pagamento da primeira parcela do 13º salário, muitos santa-cruzenses começam a programar as finanças. A expectativa da Prefeitura é de que sejam arrecadados R$ 12 milhões até 2 de janeiro, por meio de pagamento em cota única. Confira abaixo como fazer para quitar o valor e aproveitar os descontos.

LEIA MAIS: Carnês do IPTU já podem ser acessados via aplicativo

 

Publicidade

Fique por dentro 

 

Qual foi o índice de reajuste?

Dessa vez, o aumento ficou em 10,04%, referente ao IGP-M acumulado entre outubro de 2017 e setembro de 2018.

Publicidade

Até quando os carnês serão entregues?

Até o próximo dia 15.

E se o contribuinte não quiser esperar?

Publicidade

Neste ano também será possível consultar o IPTU por meio do aplicativo Cidadão Online, novidade lançada pela Prefeitura. O download pode ser feito, por enquanto, somente no Google Play. Para iOS, está sendo encaminhado convênio com a Apple. Para consultar os carnês, basta informar o CPF/CNPJ do proprietário e o número de inscrição do imóvel. Caso queira pagar de forma on-line, o contribuinte deve emitir a guia ou copiar o código de barras para depois fazer o pagamento no aplicativo do seu banco.

Quais serão os descontos oferecidos?

Para pagamento em parcela única, até o dia 2 de janeiro o desconto é de 5%. Além disso, o contribuinte sem débitos no IPTU até 30 de setembro deste ano pode contar com o benefício do programa Bom Pagador, que concede desconto de 3%, tanto na cota única quanto no sistema parcelado. De acordo com o secretário municipal de Fazenda, Edemilson Severo, 75% dos cidadãos santa-cruzenses devem se beneficiar do programa, o que comprova o bom nível de adimplência.

Publicidade

Como ocorre o pagamento parcelado?

O contribuinte pode pagar em até oito vezes, sendo o valor mínimo de R$ 94,70, por parcela. A primeira vence no dia 2 de janeiro e as demais, a partir de 15 de fevereiro.

Onde pode ser pago?

Publicidade

O pagamento pode ser feito imediatamente a partir da entrega. A quitação pode ser realizada nos bancos conveniados – Banco do Brasil, Banrisul e Caixa Econômica Federal –, casas lotéricas e conveniadas desses bancos e na própria Secretaria Municipal de Fazenda.

Como fazer caso o carnê não seja entregue?

A partir do próximo dia 15, caso o contribuinte não tenha recebido o carnê, pode solicitar a segunda via na sede da Secretaria de Fazenda, na Rua Borges de Medeiros, 650. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (51) 3713 8100.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.