Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Verão

Balneários preparados para receber banhistas em Rio Pardo

Os gaúchos enfrentaram o calor na casa dos 40 graus nos últimos dias, e nada melhor do que ter um lugar para se refrescar. O Vale do Rio Pardo tem balneários que são convidativos nesta época. Em Rio Pardo, a Prefeitura trabalha para deixar a estrutura 100% aos banhistas e frequentadores da Praia dos Ingazeiros, Balneário Santa Vitória, Porto Ferreira e Porto das Mesas, todos banhados pelo Rio Jacuí. Obras já haviam sido feitas antes do início da estação mais quente, mas, com as chuvas, o nível do rio acabou subindo e tudo teve de ser refeito.

O secretário da Cultura e Turismo de Rio Pardo, Ramon Barros, informou que na Praia dos Ingazeiros foi colocada iluminação e feito o cercamento da área para banhistas, evitando que carros cheguem muito perto do rio e coloquem em risco a segurança de quem está na faixa de areia. “Trabalhamos em parceria com os donos de bares nos Ingazeiros para que os frequentadores possam aproveitar com segurança o
rio e também ter o acesso adequado aos restaurantes.”

Barros explica que a restrição ao acesso de carros na Praia dos Ingazeiros ainda está sendo adaptada
e pode passar por mudanças. Equipes da Secretaria de Obras trabalham no reparo de banheiros,chuveiros e churrasqueiras. Além do cuidado com as estruturas, há também a coleta de lixo, que é feita duas vezes por semana, em todos os balneários. As melhorias em execução na Praia dos Ingazeiros visam também à Festa do Peixe, que neste ano deve ocorrer em dois fins de semana de fevereiro, coincidindo com a programação religiosa já tradicional em Rio Pardo. No dia 1° ocorrerá a procissão de Iemanjá
e no dia 2, a de Nossa Senhora dos Navegantes.

Publicidade

O calendário ainda passará por ajustes de datas e programação. O Campeonato Praiano também deve ocorrer dentro dos eventos da festa. “O objetivo é levar moradores e turistas para a praia e fomentar o comércio local com os pratos típicos com peixe servidos nos bares”, explica o secretário.

GUARDA-VIDAS

A Operação Verão está com guarda-vidas em três balneários de Rio Pardo. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Rio Pardo, sargento Sandro Luiz Figueiredo Cunda, os guarda-vidas trabalham na Praia dos Ingazeiros, no Balneário Santa Vitória e no Porto Ferreira. As guaritas funcionam das 9 horas ao meio-dia e das 15 às 19 horas. Diariamente são feitas marcações no rio delimitando o espaço seguro para banho.

Segundo o sargento, os bombeiros estão focados no trabalho de prevenção, chamando atenção de banhistas que saem da área delimitada, afastam-se muito da margem ou se aproximam do espaço dos barcos.

Publicidade

Foto: Rodrigo AssmannSegurança: atenção para quem sai da área delimitada ou se afasta muito da margem
Segurança: atenção para quem sai da área delimitada ou se afasta muito da margem

 

Candelária e Vale Verde

Além de Rio Pardo, a região tem balneários em Candelária e Vale Verde. Em Candelária, o Balneário Carlos Larger, a Prainha, passou por um período de transição e está sendo revitalizado desde novembro. Segundo o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Jorge Mallmann, quem for ao local vai encontrar uma
estrutura com lixeiras, banheiros, área de camping e churrasqueira, além do restaurante.

O lugar está com nova economia e serve almoço, jantar e lanches todos os dias. O evento mais tradicional da Prainha é a Musa do Sol, que neste ano ocorrerá em 3 de fevereiro. O concurso inscreve até o próximo dia 25. Em Vale Verde a opção é o Balneário Monte Alegre, que conta com guarda- vidas da Operação Verão. De acordo com a secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Rovena Dettenborn, lixeiras e banheiros estão em dia e a limpeza está sendo feita.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.