Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Alerta

Sobe para 16 o número de casos de leptospirose em Santa Cruz

Mais dois casos sob suspeita de leptospirose foram confirmados nesta terça-feira, 19, pela Secretaria Municipal da Saúde. Ao todo, 16 pessoas foram contaminadas com a doença entre os meses de janeiro e fevereiro em Santa Cruz. 

De acordo com a enfermeira Célia Mara Baseggio, do setor de Vigilância Epidemiológica, os testes foram realizados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), em Porto Alegre, e confirmam mais dois casos da doença. “A bactéria que causa a doença está mais presente na urina do rato, mas ela também pode ser encontrada em outros animais domésticos”, alerta.

LEIA MAIS: Aumentam os casos de leptospirose em Santa Cruz

Publicidade

Conforme a enfermeira o calor do verão associado à quantidade de chuvas registradas em fevereiro são ingredientes que potencializam a contaminação. A Secretaria Municipal de Saúde informou que, somente este ano, foram 31 suspeitas de leptospirose e dez casos descartados. Dos 16 diagnósticos positivos da doença, oito são de adolescentes que teriam contraído a doença quando invadiram uma propriedade privada para tomar banho no açude, no Bairro Monte Verde.

Após a contaminação, o Município socilitou análise da água em um laboratório de Lajeado. O resultado do teste constatou que não foram encontradas bactérias causadoras da leptospirose nas três amostras de água coletadas no bairro.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.