Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Inclusão

Carteirinhas vão facilitar atendimento prioritário a pessoas com autismo

A lei 8.127, de 14 de fevereiro deste ano, que estabelece prioridade no atendimento em estabelecimentos públicos e privados a pessoas com autismo em Santa Cruz do Sul, agora tem mais condições de passar a valer na prática. As carteirinhas que dão direito ao passe livre no transporte coletivo urbano terão o símbolo do autismo para facilitar a identificação dos usuários, uma vez que pela aparência não é possível distinguir o transtorno. 

Adesivos também estão sendo confeccionados para serem distribuídos em escolas públicas, órgãos do governo e estabelecimentos comerciais, indicando a prioridade de atendimento também para autistas. Além da figura da gestante, da mãe com o bebê de colo, do cadeirante e do idoso, o lacinho também estará presente nas placas. 

Na tarde desta sexta-feira, 16, a secretária municipal de Políticas Públicas, Guiomar Machado, e o secretário municipal de Transportes e Serviços Urbanos, Gérson Vargas, deram a notícia ao presidente da ONG Luz Azul, Hugo Ênio Braz. Para o presidente da ONG, com a inclusão do símbolo, a carteirinha passa a funcionar como documento oficial e facilita o atendimento prioritário em hospitais, postos de saúde e estabelecimentos comerciais. 

Publicidade

Além da inclusão do lacinho do autismo, estão previstas campanhas de divulgação, para orientar a população. “Esta ação é sobre esclarecimento e conscientização. A carteirinha vem ajudar neste sentido, não só no transporte público, mas também nestes atendimentos. É um complemento importante da lei”, explica. Segundo a Luz Azul, alguns locais já contam com o lacinho nas placas de atendimento prioritário, incluindo supermercados e lojas. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.