Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Rural

Alunos do projeto Mestre Cuca visitam a Coopersanta

Foto: Luiz Fernando Bertuol SECOM

A visita encerrou com um almoço

Feijão com folhas de cenoura e de picão preto, arroz com semente de língua de vaca tostada, refogado de folha de batata doce com folha de caruru e couve, refogado de casca de banana verde, peixinho da horta empanado, pesto de folha de cenoura e, de sobremesa, brigadeiro de biomassa de banana verde. Ou seja, uma cardápio nada convencional.

Esse foi o almoço preparado por professores e alunos do curso de Agroecologia e Horticultura da Uergs e colaboradores das escolas municipais Rio Branco, Frederico Assmann, José Ferrugem e Dona Leopoldina, para 78 alunos de 11 escolas participantes do projeto Mestre Cuca – Comidas do Bem, que estiveram nesta quinta-feira, dia 31, em visita à Coopersanta para conhecer um pouco sobre o cultivo de orgânicos, mais especificamente sobre as chamadas plantas alimentícias não convencionais (Pancs). A secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, acompanhou a atividade.

A ideia da visita, como explicou a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação (SEE), Cinara Mussi, uma das coordenadoras do Mestre Cuca, vem ao encontro da proposta do projeto Mestre Cuca, que tem a preocupação de incentivar nos jovens uma alimentação saudável e sustentável. “O projeto vai muito além do simples preparo dos pratos, queremos que os alunos conheçam os alimentos, seu valor nutricional e como são produzidos. É algo bem mais amplo”, disse. Para que mais alunos tivessem a oportunidade de partilhar dos conhecimentos, a visita foi planejada para que ocorresse ainda na fase classificatória do concurso.

Publicidade

Ao chegarem na Coopersanta, os alunos assistiram um vídeo sobre produção orgânica, adentraram no universo ainda pouco conhecido das Pancs e acompanharam a explanação do produtor Carlos Lara. “Queremos mostrar aos jovens manejos fora do convencional, mostrar que é possível produzir com qualidade e menor custo, que dá para consumir de um jeito coerente sem destruir o planeta”, observou.

Do lado de fora do pavilhão, as turmas ainda puderam ver estações representando as formas de cultivo orgânico e convencional. Também deram uma circulada pela cozinha e observaram o preparo do cardápio. A visita encerrou com um almoço farto, altamente nutritivo e muito, muito colorido.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.