Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Câmara

Lenio Streck é agraciado com o título de Cidadão Santa-Cruzense

Foto: Jacson Stülp/Case MKT

Lenio Luiz Streck recebeu o título de Cidadão Santa-Cruzense

Uma bela sessão solene marcou a entrega do título de Cidadão Santa-cruzense a Lenio Luiz Streck nessa segunda-feira, 4. A proposição foi do vereador Edmar Hermany (Progressistas) e a homenagem foi prestigiada por amigos, familiares e pessoas próximas a Streck.

Em seu pronunciamento, o vereador Edmar Hermany destacou a ligação de Streck com Santa Cruz do Sul. “Trata-se de uma pessoa que marcou muito sua passagem pela cidade e que segue com laços intensos em Santa cruz do Sul. Uma pessoa muito relevante para todos nós”, destacou. Lenio usou a tribuna para lembrar algumas passagens pelo município, no qual teve uma atuação profissional, conseguiu sua formação e formou família. “Guardo laços profundos com Santa Cruz por onde eu vou e sou muito agradecido por este reconhecimento”, citou. O Diretorio Acadêmico do Direito da Unisc também fez a entrega de uma placa em sua homenagem.

Natural de Agudo, Lenio nasceu em 21 de novembro de 1955. É casado com a santa-cruzense Rosane Elisabet Schafer Streck, pai de Maria Luiza Streck Campis, sogro de Teodoro Campis e avô de Santiago. Ele chegou em Santa Cruz do Sul, em 1974, para estudar e trabalhar. Atuou no Grupo Excelsior, na empresa Mercur, na Prefeitura de Santa Cruz do Sul e na Caixa Econômica Federal de Rio Pardo. Em Rio Pardo, recebeu o título de Cidadão Rio-Pardense e é cidadão de Teresina (PI). Jogou futebol no Esporte Clube Avenida e no Juventude, de Linha Santa Cruz.

Publicidade

Formou-se em Direito, em 1980, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e começou a lecionar, em 1981, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Em 1982, ingressou na política como candidato à prefeito de Santa Cruz do Sul, pelo Partido dos Trabalhadores. Já em 1985, começou a lecionar na Faculdade de Direito de Santa Cruz do Sul.

Um ano depois, ingressou no Ministério Público do Rio Grande do Sul, passando pelas Comarcas de Itaqui, Porto Alegre, Panambi, Restinga Seca e Santa Rosa. Foi promovido à Procurador de Justiça, permanecendo no cargo até o ano de 2005, quando se aposentou. Foi membro do Conselho Superior do Ministério Público e do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça e recebeu medalhas como a de Grã-Cruz, pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, a Medalha da Confederação Nacional do Ministério Público, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a Medalha do Grande Inconfidente de Minas Gerais e a Medalha Tobias Barreto.

Também foi agraciado o Prêmio Açorianos, pela condução do programa Direito e Literatura na TV Universidade do Vale do Rio do Sinos – Unisinos e na TV Justiça, do Supremo Tribunal Federal. É detentor do Prêmio Jabuti pela obra Comentários à Constituição Federal e recebeu várias comendas no Brasil e no exterior.

Publicidade

Titulação

Possui três cursos de especialização (um pela Universidade de Santa Cruz do Sul e dois pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul); mestre e doutor em Direito pela Universidade de Santa Catarina e pós-doutor pela Universidade de Lisboa; é Professor visitante de universidades estrangeiras, como Lisboa, Coimbra, Málaga e Universidad Javeriana de Bogotá.

Foi fundador do Curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional de Santa Cruz do Sul, na Unisc, junto a outros professores e membro catedrático da Academia Brasileira de Direito Constitucional e detentor da Cadeira 39 da Academia Brasileira de Direito. Escreveu 109 livros (incluindo reedições e organizações); 197 capítulos de livros; publicou 230 artigos em periódicos e 417 textos em jornais de notícias ou revistas eletrônicas. É um dos palestrantes mais requisitados do país, já proferiu 437 palestras.

Publicidade

Como âncora do programa Direito e Literatura da TV Justiça do Supremo Tribunal Federal, tendo apresentado 345 programas; possui livros publicados em espanhol, inglês e alemão; e atualmente, é professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul e da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.