Saúde 19/11/2019 14h11 Atualizado às 09h22

Começa pré-cadastro para castrações de cães e gatos em Santa Cruz

Animais serão atendidos no Castramóvel, que deve funcionar ainda neste ano

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) abriu nesta terça-feira, 19, o cadastro para as castrações que serão feitas pelo Castramóvel. Os registros devem ser feitos até as 14 horas de sexta-feira, 22, por um formulário do Google, que pode ser acessado aqui.

“Estamos liberando um pré-cadastro para levantar as demandas dos bairros. Depois, vamos fazer um comparativo com a situação epidemiológica do município para definir os locais que serão atendidos”, explica a coordenadora do Programa de Controle da Leishmaniose, médica veterinária Daniela Klafke. 

De acordo com a Secretaria de Saúde, as castrações serão gratuitas, apenas para famílias de baixa renda, e todos os gatos e cães que passarem pelo procedimento também serão microchipados. O limite animais castrados será dez por residência. As cirurgias ocorrerão aos fins de semana, com uma média de cinco por turno. Conforme Daniela, os tutores deverão passar por uma palestra sobre posse responsável, além de informações de pré e pós-operatório para habilitarem seus animais.

Entre os itens que precisam ser preenchidos no cadastro online estão dados do tutor, como CPF, endereço, nome completo, renda familiar, data de nascimento e telefone, e dos animais, a quantidade e o sexo. Em outra etapa, a Sesa também estuda disponibilizar um cadastro presencial. A expectativa é de que até o fim do ano o Castramóvel já esteja em operação em Santa Cruz. 

LEIA MAIS: Unidade móvel para castração de animais já está em Santa Cruz