Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Venâncio Aires

Situação de emergência por causa da seca vai ser decretada na segunda

Lavoura de fumo danificada pela estiagem, em Linha São Miguel, interior de Venâncio Aires. Foto: Leandro Osório/AI PMVA

O prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, vai assinar na próxima segunda-feira, 6, um decreto de situação de emergência por causa da estiagem no município. Segundo a prefeitura, uma equipe técnica percorreu diversas localidades do município durante dois dias, mapeando e registrando os locais mais afetados pela seca. Estas informações, juntamente com relatórios da Emater, da Defesa Civil e de sindicatos da área rural embasam o documento a ser enviado para o Governo do Estado.

LEIA MAIS: Situação de rios mostra os efeitos da estiagem na região

Segundo dados da Emater, os prejuízos na produção agrícola já passam de R$ 40 milhões de reais em Venâncio Aires. As perdas são consideradas irreversíveis e atingem cerca de 1.500 famílias. A falta de chuva prejudica, segundo relatório, as culturas do milho, tabaco, bovinos de corte, soja, bovinos de leite, arroz, olerícolas, moranga, feijão e pastagens. Mais de nove mil hectares de fumo foram atingidos, com perda estimada em quase 15%. A prefeitura estima que os produtores vão deixar de receber R$ 31 milhões, o que também vai afetar a economia urbana.

Publicidade

Espigas não se desenvolveram e folhas do milho estão queimadas em Linha Esperança. Foto: Leandro Osório/AI PMVA

A administração projeta um ato de assinatura do decreto para segunda-feira, às 16 horas, na sala de reuniões do gabinete do prefeito.

A Prefeitura de Venâncio Aires informou que trabalha no auxílio direto aos produtores com dois caminhões-pipa e máquinas para abertura de reservatórios nas propriedades. Para solicitar o serviço, os produtores devem entrar em contato pelo telefone 3983-1106.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio Aires.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.