Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Infraestrutura

Ponte ligará municípios serranos com a RSC-153

Líderes municipais de Lagoão, Gramado Xavier e Barros Cassal estiveram no local onde será construída a ponte

Uma mobilização dos municípios de Lagoão, Gramado Xavier e Barros Cassal irá resultar na instalação de uma nova ponte sobre o Rio Pardo. O equipamento permitirá que as cidades serranas encurtem a ligação com a RSC-153. Conforme o vice-prefeito de Lagoão, Nélio Fornari (PSDB), a demanda é antiga e foi intermediada pelo deputado federal Lucas Redecker (PSDB) junto ao governador Eduardo Leite (PSDB). “Ainda em novembro, solicitamos ao Redecker que formalizasse um pedido no governo do Estado para recebermos a doação de uma ponte de ferro que estava desativada na ERS-332, entre Soledade e Arvorezinha, sobre o Rio Forqueta. Rapidamente ele atendeu à nossa demanda e o governo do Estado aceitou o pedido”, comentou Fornari, que visitou o deputado federal em Brasília junto com o prefeito de Lagoão, Cirano Camargo (PDT).

A estrutura de ferro, que já foi removida da ERS-332 e atualmente está no pátio do Daer, será instalada pelo Exército, que também irá transportar o equipamento. Ela ficará na parte do Rio Pardo junto à localidade de Arroio do Sapo, a 11 quilômetros do Centro de Lagoão. Conforme acordo com o Estado, os municípios do entorno vão construir a base da ponte, as chamadas sapatas. “Precisaremos também formular as licenças ambientais que são necessárias para a instalação”, complementou Fornari.

Facilidades para agricultores e estudantes
A ponte, de 6 metros de largura e 27 de comprimento, suportará o peso de 24 toneladas e permitirá a passagem de um veículo por vez. “Hoje andamos 36 quilômetros de carro em estrada de chão até chegar ao asfalto. Com a ponte, passará a ser 17”, explicou o vice-prefeito de Lagoão, Nélio Fornari. Outro grande beneficiado será o produtor de tabaco. “Irá encurtar em 25 quilômetros para nossos agricultores chegarem à região fumageira de Santa Cruz.” Segundo Fornari, a proximidade com Santa Cruz do Sul também facilitará para os estudantes que utilizam ônibus para frequentar as instituições de ensino superior da cidade. “Nossos atendimentos de saúde em Passo Fundo também serão mais rápidos.”

Publicidade

Na última quinta-feira, 2, líderes municipais de Lagoão, Gramado Xavier e Barros Cassal foram ao local onde será construída a ponte, para definir os pontos de instalação das sapatas. A previsão, segundo Nélio Fornari, é concluir as obras ainda no primeiro semestre de 2020.

LEIA MAIS: RSC-153 faz nove anos neste domingo colecionando problemas

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.