Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SAÚDE

Aapecan faz campanha de prevenção do câncer de pele

Foto: Lula Helfer

Com a intenção de estimular a prevenção do câncer de pele entre a população, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) de Santa Cruz do Sul realizou na manhã desta terça-feira, 4, a Campanha Verão com Proteção. As atividades ocorreram na Praça Getúlio Vargas em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, lembrado em 4 de fevereiro.

A assistente social da Aapecan, Cláudia Lunardi Fernandes, destaca a importância de promover a visibilidade do tema com informações que contribuem para prevenir a doença: “É nos meses de janeiro, fevereiro e março, período de maior intensidade de calor, que reforçamos o uso do protetor solar. Mas a proteção deve ser feita o ano inteiro, independente da questão climática.”

Além da distribuição de material informativo e aplicação do protetor solar, a mobilização serviu para mostrar o trabalho desenvolvido pela Aapecan, que atua em Santa Cruz do Sul desde 2006. “Além da campanha, é mais um momento de conversar com as pessoas, delas conhecerem o nosso trabalho, que não é somente o atendimento e amparo. Tem a questão da prevenção, que também é muito importante”, ressalta Cláudia.

Publicidade

Crédito: Lula Helfer

A executiva de vendas Tatiane Zunic, de 36 anos, esteve na praça e aprovou a iniciativa. “Eu acho que a prevenção deve ser diária, devido às temperaturas estarem cada vez mais elevadas. Antes de sair de casa, eu sempre uso protetor solar. Acredito que as pessoas têm que se conscientizar e se proteger”, comentou.

A médica dermatologista Giselda Richter afirma que, além do protetor solar, a população deve utilizar outros artifícios para garantir sua segurança nos dias mais quentes. “O protetor é importante, mas as pessoas também devem usar acessórios que ajudem a proteger a pele contra os raios UV, como guarda-sol, chapéu ou boné, óculos escuros e roupas apropriadas.” Segundo ela, quanto mais cedo a doença é diagnosticada e tratada, maiores são as chances de cura.

Nesse sentido, Giselda recomenda atenção quanto aos sintomas. Diante de qualquer indicação de ferimento que não cicatriza ou manchas escuras que sangram ou coçam ou pintas suspeitas, é necessário consultar um especialista.

Publicidade

“Acredito que todas as pessoas deveriam fazer, assim como são feitos exames preventivos de câncer de mama, útero e próstata, uma consulta com um dermatologista uma vez ao ano. Principalmente por vivermos em uma região de pessoas de pele clara, que são mais propensas a desenvolver esse câncer, e também porque há uma grande quantidade de pessoas que são agricultoras e sofrem uma exposição solar maior”, salienta.

LEIA MAIS:
Cuidados importantes com a pele durante o verão
Seis mitos sobre o uso de protetor solar
Como o clima vai interferir cada vez mais na saúde

Casos em Santa Cruz

Publicidade

O último levantamento do Centro de Oncologia Integrado do Hospital Ana Nery, em 2017, revelou que 325 pessoas foram diagnosticadas com câncer de pele em Santa Cruz do Sul. Destas, 162 eram mulheres e 163 homens. Os dados são atualizados de dois em dois anos, e as informações são emitidas ao Instituto Nacional de Câncer (Inca).

LEIA MAIS: Dezembro tem cor laranja para conscientizar sobre câncer de pele

A entidade

Publicidade

A Aapecan, que iniciou em 2006 suas atividades em Santa Cruz, oferece serviço gratuito de acolhimento, assistência e refeições às pessoas que fazem tratamento contra o câncer no Hospital Ana Nery e seus acompanhantes. Conforme a assistente social Cláudia Lunardi Fernandes, por mês, a entidade atende mais de 300 pessoas moradoras do Vale do Rio Pardo, Centro-Serra, Região Carbonífera e Cachoeira do Sul. O número de refeições diárias disponibilizadas chega a 1.600. A Aapecan fica na Rua Dorval Martins, 249, nas imediações do Hospital Ana Nery.

LEIA TAMBÉM: Consulta pública discute oferta de tratamento mais eficiente contra melanoma

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.