Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Aulas nas escolas municipais começam a partir do dia 17

Foto: Rafaelly Machado

Além de obras internas e a revitalização dos banheiros, um muro está sendo construído

Mais de 11 mil alunos das escolas municipais de educação infantil (Emeis) e de escolas do ensino fundamental (Emefs) de Santa Cruz do Sul retornam às aulas no próximo dia 17. Já as atividades nas escolas estaduais serão retomadas em datas diferenciadas. Nos próximos dias 12 e 14, os servidores da educação municipal farão estudo e planejamento nas escolas. A primeira grande ação do ano letivo de 2020 acontece no dia 13, com a Jornada Pedagógica. O evento no auditório central do campus da Unisc reunirá 800 professores de creches e escolas municipais. O objetivo será alinhar o discurso e ampliar o debate em cima do conhecimento e das novas formas de obtê-lo, por meio da tecnologia.

No mesmo dia, 200 serventes das creches e escolas municipais participam de um encontro de formação continuada com profissionais da Educação na Câmara de Vereadores. O calendário escolar de 2020 terá 200 dias letivos. Conforme a Secretaria de Educação, o término está previsto para 23 de dezembro. Já o recesso discente nas Emeis e nas Emefs acontece de 27 a 31 de julho.

A secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, afirma que a projeção para este ano é muito positiva. “Estamos fazendo vários investimentos na educação, na infraestrutura e na aquisição de materiais pedagógicos e equipamentos para as escolas.” Conforme Jaqueline, em março toda a rede municipal será contemplada com livros para o acervo bibliotecário, assim como materiais esportivos. “Este trabalho faz parte das metas da Secretaria de Educação e tem um propósito. Entendemos que as escolas bem equipadas e bem estruturadas impactam no desenvolvimento e na aprendizagem de nossos alunos”, afirmou.

Publicidade

Sobre as novidades, a secretária destaca a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento contará com dados de Santa Cruz do Sul e será imprescindível para unificar conteúdos. “Vai servir para reforçar a base e unificar conteúdos em todo o País. Ele terá, no entanto, pequenas alterações, de acordo com o município ou região.”

Revitalizadas
O ano letivo começa com oito escolas revitalizadas. As obras, que deverão ser finalizadas entre março e abril, contemplarão as Emefs Rauber, Santuário, Bom Jesus e Felipe Becker e as Emeis Bem-Me-Quer, Beija Flor, Gente Miúda e Pingo de Gente. De acordo com a secretária de Educação, Jaqueline Marques, as ações têm como objetivo proporcionar um ambiente mais confortável e aconchegante para recepcionar os alunos. Além disso, sete escolas receberão playgrounds modernos com 60 metros quadrados: Guido Herberts, Luiz Schroeder, José Leopoldo Rauber, Santuário e Leonel Brizola e Emeis Bem-Me-Quer e Paraíso Infantil.

A previsão, segundo Jaqueline, é de que o Sítio Pedagógico localizado em Linha Pinheiral esteja concluído até março. “Será um espaço diferenciado junto à natureza que proporcionará às escolas trabalharem a questão ambiental e outras atividades.”

Publicidade

Na rede estadual, começo com datas diferenciadas
O início do ano letivo nas 98 escolas estaduais de abrangência da 6ª Coordenadoria Regional (6ª CRE) ocorrerá em datas diferenciadas. O calendário escolar é de 200 dias letivos. No Ensino Fundamental serão cumpridas 800 horas e no Ensino Médio, mil horas.

O coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, disse que as escolas cuja integralização do ano letivo de 2019 avançou em 2020, por conta da greve dos professores, elaboraram calendários diferenciados. “No dia 17 de fevereiro, retomam as atividades todos os educandários que concluíram o ano letivo até 16 de janeiro. No dia 26 de fevereiro, os que concluíram em 24 do mês passado. Os demais iniciam em 2 de março.” Segundo ele, as datas condizem com o período de férias dos professores, de no mínimo 30 dias.

O ano letivo terá novidades na rede estadual. Segundo Moura, as aulas de Educação Física dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental serão ministradas por um professor de Educação Física especializado na área. Antes, eram realizadas por um professor titular. Também será acrescida a disciplina de Produção Interativa, ofertada de forma semanal. “As crianças do 1º ano já trabalharão questões lúdicas, de leitura e interpretação.”

Publicidade

Nos anos finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 8º ano, será acrescentada a disciplina de Produções Interativas, que vai trabalhar as habilidades e competências dos alunos, preparando-os para um novo Ensino Médio. O projeto-piloto sobre o Novo Ensino Médio será implantado em dez escolas da região. Em Santa Cruz do Sul, as contempladas são a Nossa Senhora da Esperança e a Alfredo José Kliemann. Na região, foram incluídas a Escola Estadual de Ensino Médio Gastão Bragatti Lepage, de Candelária; Escola Estadual de Educação Básica Borges de Medeiros, de Encruzilhada do Sul; Escola Pedro Nunes de Oliveira, de Pantano Grande; Escola João Habekost e Colégio Barro Vermelho, de Rio Pardo; Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamim Copetti, de Sobradinho; Escola Wolfram Metzler, de Venâncio Aires; e Escola Estadual de Ensino Médio Guilherme Fischer, de Vale do Sol.

O coordenador explica que o Novo Ensino Médio tem o intuito de promover uma aprendizagem com maior profundidade. “O estudante terá mais autonomia e responsabilidade por suas escolhas e seu futuro”, disse. O foco trabalhado nestas escolas será sustentabilidade, cidadania, gênero, saúde, empreendedorismo e tecnologia.

LEIA MAIS: Aulas da rede estadual começam no dia 18 de fevereiro

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.