Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Estiagem

Rio Pardinho tem 15 centímetros de água no Bairro Várzea

Foto: Alencar da Rosa

Em alguns trechos do Pardinho, há somente filetes de água correndo

O nível do Rio Pardinho em Santa Cruz do Sul está, pelo menos, 30 centímetros abaixo do nível normal. Conforme o coordenador da Defesa Civil no município, tenente José Joaquim Dias Barbosa, nesta sexta-feira, 6, a medição realizada no Bairro Várzea, ao final da Rua Irmão Emílio, indicou 15 centímetros. Segundo Barbosa, o normal neste ponto fica entre 45 e 90 centímetros. Em alguns trechos do Rio Pardinho, há somente filetes de água correndo.

Outra preocupação é com o Lago Dourado. Segundo dados da Defesa Civil, o reservatório baixa um centímetro por dia, mas Barbosa descarta a possibilidade de racionamento de água neste momento. Apesar disso, ele faz um apelo à comunidade. “Vamos utilizar a água de forma que possamos nos abastecer e não provocar o desabastecimento para as outras pessoas, ou seja: pequenas ações que fizermos em casa, como não lavar o veículo, pátio, calçada, procurar não trocar a água da piscina, quando tomar banho utilizar o mínimo necessário de água e na hora de lavar roupa, procurar guardar uma certa quantidade de roupa para lavar tudo de uma vez só”, explicou.

De acordo com Barbosa, pelo menos desde 2013, quando ele ingressou na Defesa Civil do município, não houve situação tão crítica por consequência de estiagem. Ele destaca que a previsão do tempo também não está favorável, já que só indica possibilidade de chuva após o dia 20 de março. No último dia 28, o governo federal reconheceu o decreto de situação de emergência de Santa Cruz.

Publicidade

LEIA MAIS: FOTOS: perdas no milho e na soja devem tirar R$ 4,8 bi da economia do Estado

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.