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Pandemia

Saiba como prorrogar vencimento das dívidas em bancos

Foto: Rafaelly Machado

A maioria dos bancos oferece a prorrogação de financiamentos via aplicativos

Por conta da pandemia de coronavírus, clientes pessoa física e empresas de pequeno porte estão autorizados a pedir a prorrogação de empréstimos e financiamentos por até 60 dias. A medida foi tomada a partir de negociação entre o Banco Central e os cinco maiores bancos do país. Desde segunda-feira, 23, sistemas de autoatendimento e aplicativos são ajustados para oferecer a opção aos clientes.

Todos os bancos consultados pela Gazeta do Sul já concluíram as ofertas de prorrogação ou estão na fase de adaptação dos sistemas. A disponibilidade dos serviços é dada por meio de análise de financiamento e eles podem ser acessados pelos canais digitais de relacionamento com o banco.

PARA SOLICITAR
Caixa Econômica Federal
A instituição disponibiliza a opção por meio dos seus aplicativos. São dois, da conta corrente e do sistema de habitação – para os casos de financiamento habitacional. Além do aplicativo, os correntistas podem solicitar a pausa por 60 dias por meio do site da Caixa ou pela central de atendimento, no telefone 0800 726 0505, opção 7, para a pausa no financiamento habitacional. Todo esse atendimento ocorre somente por meio virtual.

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Banco do Brasil
O BB também oferece a renegociação por meio de seus aplicativos, internet banking ou caixas eletrônicos. Estas regras valem para empréstimos e financiamentos para pessoa jurídica e física. No caso do crédito habitacional e rural – cuja carteira de clientes é grande na região –, a instituição ainda está formatando o método para oferecer a prorrogação de 60 dias.

Banrisul
O Banrisul oferece a prorrogação das dívidas por 60 dias, por meio dos canais de atendimento eletrônico. Os correntistas podem acessar pelos aplicativos de conta ou pela internet. Quem não usa o app do Banrisul pode baixar e autorizar o uso nos caixas eletrônicos. No banco, funciona da seguinte forma: quem pede a prorrogação de dívida em 60 meses tem o débito das duas mensalidades parcelado em até nove vezes, adicionadas às demais parcelas vigentes. A operação vale para pessoa física e jurídica, para pequenas e médias empresas. O sistema entrou em funcionamento nessa segunda-feira, 23.

Santander
O banco também está negociando a prorrogação de financiamentos com clientes. É necessário fazer o pedido por telefone e aguardar a análise. Todos os casos são avaliados de forma individual pelo banco. Cliente pessoa física pede a prorrogação por meio do telefone 4004 3535 e pessoa jurídica (empresas de pequeno e médio porte), pelo número 4004 2125.

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Itaú
O banco também já está operando na prorrogação de financiamentos por 60 dias. No caso do Itaú, as duas parcelas prorrogadas podem ser divididas pelo número de prestações pendentes, ou da forma como o correntista achar mais prática para quitar. A solicitação se dá por meio dos aplicativos, telefone ou no site do banco.

Bradesco
Os clientes podem solicitar a prorrogação pelos canais digitais, preferencialmente, ou procurar as agências, que estão orientadas a fornecer todas as informações necessárias para fazer esta prorrogação. O banco não esclareceu as regras de concessão das negociações, apenas afirma que estão em conformidade com a resolução da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

Sicredi
A Sicredi Vale do Rio Pardo informa que está à disposição dos associados para analisar as necessidades de prorrogação do vencimento de dívidas nesse período de redução da atividade econômica. Serão analisados caso a caso, visando encontrar a melhor alternativa para cada associado. Os associados podem fazer a solicitação preferencialmente pelos canais digitais da cooperativa, como caixas eletrônicos, aplicativo e internet. Há também os canais telefônicos que podem ser utilizados para tirar dúvidas. É possível obter informações pelo WhatsApp, no número 3358-4770.

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Semana de isolamento muda o atendimento
Com os decretos de calamidade pública estadual e municipal, o atendimento nas agências bancárias – listado como essencial e, por isso, autorizado – foi alterado em Santa Cruz do Sul. Algumas instituições seguem regras nacionais de segurança e outras optaram pelo fechamento das agências. Confira abaixo:

AGÊNCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Caixa Econômica Federal
As agências restringiram o acesso dos clientes. Apenas operações de clientes ou beneficiários de programas sociais que não tenham o cartão magnético são feitas no interior do banco. As salas de autoatendimento, com caixas eletrônicos seguem funcionando normalmente, sem restrição de acesso.

Banco do Brasil
Apenas casos excepcionais e de emergência são atendidos no interior das agências. Os clientes são orientados a utilizarem os canais digitais e caixas eletrônicos em suas transações.

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Banrisul
O banco restringiu o acesso à agência, que segue em expediente interno. Os funcionários mantêm os serviços de autoatendimento, nos caixas eletrônicos em funcionamento. Os clientes são orientados a fazer uso destes serviços.

Santander
O banco limitou em dez pessoas o máximo para atendimento dentro da agência. Apenas clientes com casos de emergência são orientados a buscar o contato com os funcionários. O Santander disponibiliza a sala de autoatendimento e os canais digitais para seus correntistas.

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Itaú
O banco limitou em dez clientes o número máximo de atendimentos por vez dentro da agência. Os correntistas podem utilizar os caixas eletrônicos, aplicativos e site para realizar operações, saques e pagamentos.

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Bradesco
Atende em um sistema de rodízio: os funcionários se revezam em turnos semanais, de forma a garantir a prestação dos serviços essenciais. A instituição recomenda o uso de caixas eletrônicos e dos canais digitais.

Sicredi
Todas as agências estão funcionando com horário especial de atendimento aos associados a partir de 60 anos e de grupos de risco, das 9 horas às 10 horas. Além disso, é permitido o acesso de uma pessoa por colaborador na área interna da agência. Os demais aguardam do lado de fora, respeitando uma fila com 1,5 metro de distância entre pessoas – mesmo padrão de fila para a sala de autoatendimento.

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