Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

INTERIOR

Associação garante abastecimento, mas cobra uso consciente da água

Foto: Alencar da Rosa

Tesoureiro e presidente da associação conferem o consumo de cada morador ao mês

Depois de 28 anos de luta da Associação Hídrica Esperança, na comunidade de Linha Nova Alta Kessler, no interior de Santa Cruz do Sul, a tão sonhada água encanada tornou-se realidade em meados de 2018. Para isto, foi necessária uma força-tarefa que envolveu o Município e a entidade.

“A Prefeitura entrou com os materiais, foram 3,4 quilômetros de canos, além da mão de obra. Já a associação pagou R$ 60 mil para elaboração do projeto, perfuração do poço e aquisição de bombas”, contou o presidente da entidade, Luis Carlos Schutz. O poço tem capacidade para captar 10 mil litros de água por hora e o reservatório instalado, de 25 mil litros, leva qualidade de vida a 23 famílias – cerca de 90 pessoas.

LEIA MAIS: Estiagem impacta oferta de água e de alimento para os animais

Publicidade

Sem a rede hídrica, em épocas de estiagem os moradores dependiam de caminhão-pipa, que levava água diariamente à localidade. “Mudou a nossa realidade. Hoje cada um tem a sua água, mas é preciso ter responsabilidade. Todos os meses fazemos a verificação, a metragem. Há um estatuto que regulamenta o consumo”, explicou o tesoureiro da associação, Eldor Bublitz.

Segundo ele, é cobrada uma taxa de cada família pelo uso da rede. Quem exceder os 20 mil litros permitidos por mês poderá pagar multa. “Na primeira vez apenas notificamos, como advertência, mas na segunda é multa. Neste mês tivemos um morador que consumiu mais de 9 mil litros além do permitido. Cerca de 70% dos moradores estão usando a água para o gado, o que não é o ideal. Não têm o que fazer, os açudes estão secos”, relatou Schutz. “A previsão não é boa, a estiagem deve seguir. Temos que colaborar, ter um consumo consciente. A água é a nossa esmeralda, temos que cuidá-la.”

LEIA MAIS: Produção de leite cai quase pela metade por causa da seca

Publicidade

O secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Raul Fritsch, ressaltou que a instalação de redes hídricas é uma prioridade. “O objetivo é fornecer água tratada para as famílias. As comunidades se organizam em um grupo, que traz a demanda para o Município. Apuramos os dados da localidade, o número de famílias, e encaminhamos ao setor de projetos da secretaria, onde buscamos recursos para viabilidade da obra.”

Conforme Fritsch, desde 2013 a Prefeitura investiu em torno de R$ 4 milhões para cerca de 100 quilômetros de redes hídricas. De acordo com dados da secretaria, 10 mil pessoas foram beneficiadas com estes projetos.

“Água é saúde, é vida. Precisamos fazer nossa parte com o uso consciente”, reforçou o secretário. Ele ainda comentou que as vertentes sofrem com a seca e, para não faltar abastecimento, 50 mil litros de água são entregues por caminhões-pipa diariamente em comunidades de Santa Cruz do Sul.

Publicidade

LEIA MAIS: Projeto Repensar terá ações mensais de incentivo a práticas sustentáveis

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.