Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Combate ao coronavírus

Morador de Santa Cruz doa R$ 150 mil ao HSC para compra de respiradores

O Hospital Santa Cruz (HSC) recebeu a doação de R$ 150 mil para a compra de respiradores e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para profissionais de saúde. Os recursos já foram depositados na conta da instituição. O doador, que preferiu não se identificar, pediu apenas que o HSC publicasse um manifesto de apelo à população.

Confira:

Covid-19: Agora é hora também de ações individuais de emergência:

  1. Atenção: vou te convidar, ou, melhor, avisar para que reflitas…, pois essa doença mortal vai bater na tua porta ou, na melhor das hipóteses, de teus familiares.
  2. E o que fazer? Para te proteger 100% não tem o que fazer… É só esperar. Mas podes ajudar a evitar a tua morte e a de teus familiares, entre outros. Para isso, só duas coisas são decisivas a curto prazo: respiradores e profissionais da saúde protegidos com EPIs eficientes.
  3. Desafio: Diante disso, quero desafiar-te a agir agora, ser proativo agora mesmo, neste instante, para que tenhamos assistência de saúde… Como? Só tem um jeito: comprando respiradores e EPIs aos profissionais da saúde. Aplausos não protegem estes profissionais; querem, sim, proteção e respeito, só isso! Na Espanha, 12% dos infectados são profissionais da saúde! Seja um anjo de Santa Cruz do Sul.
  4. É uma emergência: Não dá para esperar! Em um mês, estaremos na situação da Itália e da Espanha: filas de caixões de mortos por falta de respiradores… Sim, morrem porque não têm o respirador, simples assim.
  5. Covid-19: 85% das pessoas não precisam de hospital, mas 14% precisam de oxigênio e, destes, 4% a 5%, de respirador, sendo que cerca de 2% morrem mesmo assim. Nessa conta, sem respiradores suficientes, mais 3% morrem direto, e podem ser de qualquer idade. Aí, qualquer um de nós, mesmo que não seja do grupo de risco, também pode precisar do respirador, mas… simplesmente não vai ter. Na Itália, a mortalidade é hoje de 8%, e isso por falta de respiradores. Na Alemanha, que tem 3 a 4 vezes mais respiradores, morrem uns 2%. Lembremos que, na China, não faltaram respiradores, pois a doença ficou mais restrita e o país teve como providenciar. Fácil concluir que esse excesso de mortes é por falta de respiradores… Ficou claro isso?
  6. Santa Cruz do Sul: Para cada 100 mil habitantes, digamos que só 5% (5.000) sejam contaminados a cada mês. Serão 700 indo para o hospital e 200 precisando de respirador. Como cada paciente fica uns 15 dias no respirador, seriam necessários 100 respiradores e, no máximo, 350 leitos. Temos hoje talvez 40 respiradores para a Covid-19; precisamos ter 100 ou mais a curto prazo… Está em tuas mãos! Num levantamento rápido, somando o HSC e o HAN, a cidade teria 600 leitos e 80 respiradores (incluídos 10 que estão chegando). Numa hipótese otimista (visto que as demais doenças vão continuar existindo), poder-se-ia destinar metade disso para Covid-19: seriam 300 leitos e 40 respiradores (alguns precisam ficar na reserva, caso estrague algum). Observa-se que leitos comuns talvez não faltariam! Veja-se que as estimativas são para 100 mil habitantes; Santa Cruz tem mais de 125 mil, e ainda haveria muitos casos da região.
  7. Convocação: Cada um de nós, pessoa física ou empresário, que faz parte da classe média alta e classe alta (talvez tenhamos aqui mais de mil pessoas nessa situação), que tem casa boa e dois carros bons etc, pense bem! É só doar um dos carros ou o valor correspondente e teremos ventiladores e EPIs para todos. Afinal, de que adianta o segundo ou o terceiro carro se se perdeu quem o usava? Já imaginaste tua vida sem algum dos familiares e/ou sem a tua empresa? Lembra-te: o dinheiro só tem valor na hora de gastar. Ninguém leva nada desta vida. Até mesmo o antigo ditado “entregar os anéis para não perder os dedos” (ou a vida) vale agora. Tu escolhes!
    Destaco que esta ação mais urgente e vultosa deve ser feita pelas classes mais altas; não podemos agora ficar coletando pequenas doações, precisamos de doações altas e urgentes.As doações menores e menos urgentes podem ficar para a classe média (estimo que temos 10 a 20 mil nessa situação). Ao final, no mínimo 80 a 90 mil pessoas vão ficar na miséria e imagina o resultado disso! Inevitavelmente, as classes média e alta vão ter de ajudar as classes mais baixas. Simples assim!
  8. Seu dinheiro: Ainda faço uma análise econômica para ti, que tens dinheiro e bens: o mundo vai empobrecer talvez até 50%, com queda em bolsas de valores, valor do trabalho e bens de consumo etc. Isso é certo. Neste cenário, percebe que metade de teu dinheiro vai então valer a mesma coisa que hoje. Não faz sentido tu melhorares a tua condição individual por conta da epidemia. O Brasil é um dos países com maior desigualdade social e, pensem, elite! É uma chance de redistribuir um pouco essa vergonhosa concentração de riqueza neste país. Ainda, se tivermos como atender as pessoas doentes no sistema de saúde, fica bem mais fácil encurtar a quarentena, retornar ao trabalho e evitar um colapso maior da economia e, sim, da tua empresa! Podemos evitar a maioria das mortes agindo agora, já, ou vamos perder a experiência, os cérebros e muitas forças de trabalho essenciais nas empresas, e isso vai gerar a desestruturação da sociedade e da economia.
  9. O desconhecido: Acorda! Isso nunca aconteceu conosco. Mas acredita: a gripe espanhola de 1917 foi uma realidade! Lê sobre o caos que pode surgir durante e depois dessas pragas! Como apelo final, espero, de verdade, que, a cada dia, de agora em diante, pelo menos uma pessoa ou empresa faça o ato de doação de um respirador e também de outras doações vultosas para garantir os EPIs aos profissionais da saúde. Isso é o mais urgente agora, mas há muitas outras coisas também necessárias para os hospitais.

    Publicidade

    Tomei esta atitude sabendo que doações isoladas não resolvem nada, mas confiante na inteligência do ser humano e de que sigam este e outros exemplos e que amanhã, sim, amanhã mesmo, eu esteja vendo inúmeras atitudes oriundas das centenas de empresas e pessoas qualificadas.

Um morador de Santa Cruz do Sul fez uma doação de recursos para o Hospital Santa Cruz para a aquisição de respiradores e…

Posted by Hospital Santa Cruz on Saturday, March 28, 2020

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.