Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Recomendação

96 entidades pedem manutenção do isolamento social no RS

Nessa segunda-feira, 30, uma nota conjunta foi encaminhada por 96 entidades para o governador Eduardo Leite e para os prefeitos dos municípios gaúchos. O texto pede que se mantenha o isolamento social para evitar a disseminação do coronavírus.

O documento é baseado nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, além de entidades médicas, sanitárias e científicas do país e do mundo. “É necessário respeitar todas as recomendações técnicas pelos próximos dias para analisar o crescimento da curva no Brasil e o impacto das medidas já adotadas. Para isso, é imperativo intensificar as estratégias de isolamento para conter o aumento da pandemia, assim como garantir tempo para organização e redimensionamento do nosso sistema de saúde.”

LEIA TAMBÉM: Reabertura do comércio de Santa Cruz volta a ser discutida nesta terça

Publicidade

Um dos motivos para o pedido é que no Rio Grande do Sul a maioria dos municípios ainda aguarda a chegada de equipamentos de proteção individual, como máscaras, luvas e aventais, além de aparelhos hospitalares, como respiradores mecânicos. “Precisamos da firmeza das autoridades das esferas municipal, estadual e federal para manter o comércio fechado e as aulas suspensas. Mesmo os serviços reconhecidos legalmente como essenciais, e que precisam seguir em atividade, devem atender meticulosamente todas as orientações de prevenção e proteção.”

A nota ainda enfatiza que mais de 30 mil pessoas morreram no mundo por causa da covid-19. “As grandes potências sofrem para vencer o novo coronavírus. É hora de tomar as medidas necessárias, mesmo sendo duras. Estamos conscientes com relação a grave crise econômica que enfrentaremos, mas precisamos lutar em defesa do bem maior de cada ser humano, que é a vida. O momento recomenda ouvir a voz lúcida da comunidade científica mundial. Fiquem em casa. A vida não tem preço. Todas as vidas valem.”

LEIA TAMBÉM: Prefeitos devem flexibilizar regras para comércio a partir de quarta-feira

Publicidade

Entidades que assinam o documento
AJURIS, CREMERS, Academia Sul-Riograndense de Medicina, UFRGS, UFSM, UFPEL, FURG, UNIPAMPA, UFCSPA, IFRS, IFSUL, IFFAR, Associação Brasileira de Municípios, Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes e Filantrópicos do RS, Associação dos Defensores Públicos do Estado, CPERS, COREN, FAMURS, CSB Brasil, FESSERGS, AJUFERGS, SINDJORS, Associação Riograndense de Imprensa, Federação dos Trabalhadores em Saúde, Sindicato dos Enfermeiros, CODIC, Sindiperícias RS, AMATRA, CAU/RS, IAB/RS, UGEIRM – Sindicato dos Agentes de Polícia do RS, FECOSUL E CTB, SAERGS, AAI BRASIL/RS, Conselho de Psicologia RS, Conselho Regional de Educação Física, Conselho Regional de Fonoaudiologia, Conselho Regional de Nutricionistas, Conselho Regional de Farmácia, Conselho Regional de Biologia, Conselho Regional de Representantes Comerciais, Conselho Regional de Biomedicina, Conselho Regional de Fisioterapia, SEASOP, Conselho Regional de Medicina Veterinária, IBDU, Conselho Regional Serviço Social, Conselho Regional de Biblioteconomia, União Gaúcha em Defesa da Previdência, SINDIÁGUA, Movimento Nacional de Direitos Humanos, UNDIME, UNCME, COSEMS, IPEATRA, Associação Pais e Mães pela Democracia, SINDIGERAL, CEAP, CEDH-RS, SERPAZ, UBM, Conselho de Diretores das Escolas Técnicas Agrícolas Estaduais, AGPTEA, SINTERGS, CGTB/RS, Juízes Pela Democracia, SINDISSAMA, Sindicato dos Psicólogos RS, Sindicato dos Auditores do TCE/RS, Federação Nacional dos Servidores dos Tribunais de Contas, FEMERGS, Federação dos Trabalhadores Alimentação, Federação dos Trabalhadores no Comércio Bens e Serviço, Associação Gaúcha de Medicina de Família e Comunidade, ANFES, AGETRA, SINDSAUDE, SINDIFARS, SINDIAPREV/RS, SINDICIVIS, SINFERS, SINDIAPGE, AMAPERGS, AFOCEFE, AGM – Associação Gaúcha Municipalista, Federação dos Metalúrgicos, Federação Sapateiros, SINPRO/RS, FEAAC/RS – Federação dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação, FITEDECA, Conselho Regional de Relações Públicas, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado do Rio Grande do Sul, FEPSP-RS Federação dos Vigilantes do RS, Associação dos Funcionários da Fundação Zoobotânica do RS, Instituto FIDEDIGNA, Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.