MORADOR DO CENTRO 22/05/2020 16h49 Atualizado às 17h10

Confirmado primeiro caso de dengue em Santa Cruz em 2020

Caso seria autóctone: homem de 49 anos teria contraído a doença no município

Foi confirmado nesta sexta-feira, 22, o primeiro caso de dengue em Santa Cruz do Sul neste ano. A infecção de um paciente de 49 anos, morador do Centro da cidade, foi confirmada por exame do Laboratório Central do Estado.

O homem apresentou febre, dores no corpo e de cabeça e no dia 12 de maio procurou atendimento no Hospital de Campanha, no Ginásio Poliesportivo. Como os sintomas são semelhantes aos da Covid-19, ele chegou a ser testado para infecção pelo novo coronavírus, mas o resultado foi negativo. Posteriormente, foi realizado o teste para dengue, que teve resultado positivo informado à Secretaria Municipal da Saúde nesta sexta.

LEIA MAIS: Região já tem 85 casos confirmados de dengue

O paciente teve um quadro leve da doença e não precisou de internação. Ele se recupera bem. O Município considera o caso autóctone, o que significa que o homem contraiu a dengue em Santa Cruz do Sul. Nas proximidades da casa dele, agentes de saúde haviam encontrado larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da patologia. Como manda o protocolo, um raio de 150 metros no entorno da residência do infectado passou por uma varredura, com busca por focos do inseto e aplicação de larvicida.

Este é o primeiro caso de dengue confirmado em Santa Cruz do Sul em 2020. A Secretaria Municipal de Saúde informou que há ainda um caso suspeito aguardando exame. Em 2019, foram registrados 55 casos e o primeiro registro se deu no mês de abril.

LEIA TAMBÉM:
Em visitas a residências, Prefeitura recolhe dois caminhões de lixo
Venâncio Aires recebe auxílio do Estado no combate à dengue