Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

BOA NOTÍCIA

Nível do Lago Dourado sobe 80 centímetros em 20 dias

Foto: Rafaelly Machado

Reservatório subiu 80 centímetros em 20 dias por conta, principalmente, da chuva

O abastecimento de água em Santa Cruz do Sul está sob controle. Em 20 dias, o nível do Lago Dourado subiu 80 centímetros e se mantém estável. Atualmente, o reservatório está com 3,10 metros, quando o normal é de 4,8 metros. O volume de reservação atual é de 48%.

O superintendente regional da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), José Roberto Epstein, definiu a situação como pacífica. “Além dos acumulados de chuva do mês passado, que chegaram a 164 milímetros, o sistema de bombeamento foi decisivo para o resultado”, apontou. No momento, a recarga do lago é feita por duas bombas de captação de água instaladas junto ao Rio Pardinho, uma com capacidade de captar 60% da água e a outra com 70%.

LEIA TAMBÉM: Doze bairros de Santa Cruz devem ficar sem água na quarta-feira

A expectativa para a regularização total do nível é de 45 dias. “Estamos captando água do rio e 70% do que entra no lago fica no reservatório. Ele deve subir em torno de um metro por mês, até atingir seu nível máximo, com mais 1,70 metro”, enfatizou Epstein.

Publicidade

Em visita técnica ao local nos últimos dias, o superintende avaliou que os bancos de areia e assoreamentos perceptíveis em diversos pontos do reservatório no início do mês de abril já não existem mais. “A parte que estava seca já está pegando uma lâmina de água e apenas a ponta ainda está sem água. Mais 30 centímetros serão necessários para completar o espaço”, frisou Epstein.

LEIA TAMBÉM: Lago Dourado já está com 40% do volume normal

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.